CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Dia da Água é marcado com ações ambientais no Balneário

Unoeste, prefeitura e Polícia Ambiental se unem a alunos de escolas para plantio de árvores, soltura de peixes e palestras sobre meio ambiente e a importância da água


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Vitor Reis Dia da Água é marcado com ações ambientais no Balneário
Curso Ciências Biológicas Unoeste realizou a soltura de mil alevinos no Balneário da Amizade

O Dia Mundial da Água, lembrado nesta terça-feira (22), foi marcado com muita diversão e conhecimento com ações ambientais realizadas no Balneário da Amizade pela manhã. As iniciativas, realizadas pela Prefeitura de Presidente Prudente, em parceria com a Unoeste e Polícia Militar Ambiental, contaram com a participação de alunos e docentes de quatro instituições de ensino: Colégio Cristo Rei, Escola Municipal Ivo Garrido, Projeto Aquarela e Escola Municipal Mena Barreto, da cidade de Indiana. 

Na oportunidade, com auxílio de professores e alunos do curso de Ciências Biológicas da Unoeste, os estudantes das escolas conheceram o local e participaram de projetos alusivos à data, como plantio de árvores, palestras sobre o meio ambiente e a importância da água, exposições de embarcações, animais taxidermizados [empalhados], e materiais apreendidos. Além disso, os mirins receberam explicações acerca do processo de limpeza e conservação que está sendo feita na água do Balneário, por meio de equipe de estudos da Unoeste.

Conforme o professor da graduação em Ciências Biológicas Wiliam Takata, além do plantio, a universidade e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea) realizam a soltura de mil alevinos. “O objetivo principal foi fazer um papel educativo perante os alunos de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e ensino médio para conscientizá-los sobre a importância da água”, ressalta o docente.

Foto: Débora André Plantio de árvore também foi uma das ações realizadas no Dia da Água
Plantio de árvore também foi uma das ações realizadas no Dia da Água

De acordo com uma das educadoras do Projeto Aquarela Stephanie Ferreira, programas como esse tornam o processo de aprendizagem mais leve e dinâmico, pois possibilita os alunos a colocarem a ‘mão na massa’, ou melhor, na terra, e faz com que entendam o papel da população na preservação da natureza. “As atividades que foram realizadas é uma reafirmação do nosso serviço como formadores de cidadãos críticos. Em datas comemorativas, sempre trabalhamos sobre os temas na sala de aula, e hoje as crianças tiveram a oportunidade de conhecer os processos de perto”, explica.

Ao todo, foram concedidas para plantio 75 árvores, como ipês, jacarandás do campo e mimoso, embaúbas, e mudas frutíferas, visando atrair aves, e beneficiar toda a biodiversidade existente na área. Segundo o secretário da Semea, Fernando Luizari, “é uma alegria realizar eventos que tratam sobre a importância da água. A preocupação com o meio ambiente deve ser diária, e com os atos simbólicos realizados na área verde do Balneário, acreditamos que a mensagem de preservação foi compartilhada da melhor maneira”.

Além do secretário do meio ambiente e funcionários da Semea, estiveram presentes o prefeito Ed Thomas, secretário da Setur, Adolfo Padilha, Capitão Cacciari da Polícia Ambiental, entre outros convidados. 

Colaboração de Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem