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Evolução acadêmica traz tecnologia aliada ao ensino

Unoeste investe constantemente em estruturas e recursos tecnológicos no processo de formação 


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Foto: Marketing Unoeste Evolução acadêmica traz tecnologia aliada ao ensino
Sala Betha proporciona imersão tecnológica exclusiva

É impossível falar de atualidade sem mencionar a tecnologia! Na educação, por exemplo, ano a ano esse assunto foi ganhando espaço. Isso porque, já é certo que o uso de novas tecnologias otimizam e aprimoram o processo de ensino e de aprendizagem. A Unoeste, nestes 50 anos, se tornou referência em práticas inovadoras em seus quatro campi, nas cidades de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. O investimento em metodologias e equipamentos é constante, como o Projeto Betha, Laboratórios de Habilidades e Simulação (LHabSim), de Estruturas e de Macs, além das instalações dos cursos de agrárias e muito mais.

A professora doutora Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos fala que as propostas de ensino, de aprendizagem e de uso de tecnologias no âmbito da universidade foram se transformando conforme as tendências educacionais. “Se nós pensarmos que na década de 1970, com a gênese da universidade e o início da Unoeste, o país tinha uma perspectiva de educação mais voltada para a questão do desenvolvimento de habilidades técnicas, com o uso de apostilamento e de conteúdos que serviriam para o mundo do trabalho, a proposta era de metodologias voltadas para essa formação técnica”.

Já no começo dos anos 1990, após a vigência da Constituição Federal de 1988 e todas as influências que a educação brasileira foi sofrendo em relação ao próprio contexto dos pesquisadores que contribuíram para a redemocratização, a professora explica que a universidade  traz uma nova visão da educação. “Nesse período, as características se alteram para uma educação mais humanizada, não no sentido de não priorizar as técnicas, mas no sentido de também trazer para o bojo o protagonismo dos estudantes”.

A docente ressalta que nas transformações no fim dos anos de 1990, o princípio da globalização influenciaram perspectivas de ensino e de aprendizagem, e a instituição se prepara, neste período, para trazer a educação mediada por tecnologia digital. “A pesquisa que vai além dos livros impressos, parte para essa proposta mais global. E isso é importante para pensar que agora, 22 anos após os anos 2000, temos a intensificação da tecnologia digital, do aprimoramento das práticas em educação a distância. O Brasil traz para as diretrizes a EAD e explica como essa modalidade pode se configurar em termos de qualidade da educação, e a Unoeste, com muita sabedoria e propriedade, vai se preparando ao longo dos anos para consolidar-se como uma universidade de excelência no uso de tecnologias digitais”.

Do ponto de vista metodológico, a Dra. Danielle salienta que também decorre da globalização o acesso às tendências educacionais que vão incidir diretamente nas práticas pedagógicas. Para ela, que responde pelas coordenações dos cursos de Pedagogia presencial e a distância, os 50 anos da Unoeste é um tempo extenso e significativo. “É muito bom fazer parte de uma universidade que é atenta às melhores possibilidades de formação. E nesses 50 anos vão transformando-se para a incorporação daquilo que há de melhor em termos de tecnologia e de metodologia. Isso vemos hoje aqui, o uso da gamificação com a Sala Betha, de simuladores no ensino, de tecnologia em todas as áreas que é muito forte”, finaliza. 

Foto: Marketing Unoeste LHabSim possui simuladores de última geração
LHabSim possui simuladores de última geração

Evolução tecnológica

O Diretor da Faculdade de Informática (Fipp), Moacir Del Trejo, está na instituição há 42 anos e acompanhou todo o processo de evolução tecnológica. “Praticamente 60% de toda minha vida está dedicada à instituição. Em 1980 era docente do curso de Engenharia Civil e os instrumentos mais tecnológicos eram os famosos retroprojetores e o velho CPD que era utilizado como laboratório de prática (Linguagem científica: FORTAN IV e linguagem comercial: COBOL) e algumas calculadoras programáveis dos alunos”, recorda-se.

Moacir fala que os primeiros laboratórios de informática vieram com a criação da Fipp. “Tivemos laboratórios equipados com microcomputadores PCs/XT, mas sem internet. Primeiras conexões com internet ocorreram em 1996 ampliando as possibilidades no ensino e na aprendizagem o que contribui ainda mais para formar profissionais ligados nas tendências de inovação. É imprescindível que se escolha uma instituição que invista nesse quesito das TICs, que é o caso da Unoeste. A evolução do uso de ferramentas pedagógicas digitais dentro da realidade dos alunos aumentam o engajamento e refletem na formação”. 

A Fipp/Unoeste seguiu o caminho natural de se atualizar, seja em infraestrutura ou atualização docente. “No ensino superior, a tecnologia tem possibilitado benefícios importantes para a preparação do aluno para o mundo corporativo digital (home office, por exemplo) sendo que muitas funções estratégicas são desenvolvidas no ambiente virtual. A tecnologia tem propiciado aumento do interesse para aulas, conexão com empregadores e flexibilidade com aumento de oferta na modalidade EAD. Na verdade, a tecnologia na educação pode revolucionar o ensino e os benefícios vão além dos alunos, com uma formação mais completa, mas também com uma redução de custo e aumento de interesse nas aulas”. 

Hoje a tecnologia está inserida em todos os cursos da universidade. Conheça alguns dos ambientes inovadores:

Sala Betha

Um espaço que provoca imersão tecnológica exclusiva. O espaço possuí tudo que há de mais moderno em tecnologia: mesas interativas, realidades virtual, aumentada e mista, holografia, peças impressas em 3D, dispositivos móveis e projetores de alta definição. Tudo isso proporciona aos alunos acompanhar uma cirurgia em tempo real e por diferentes perspectivas, por exemplo. Além de ver o procedimento, pode ainda analisar o comportamento dos profissionais que estão atuando.  

A metodologia usada no ambiente também é um diferencial é o cenário pode atender demandas de diversas áreas. Recentemente, os cursos de Direito, Biomedicina, Pedagogia e Odontologia realizaram atividades de gamificação com o intuito de sanar dúvidas dos conteúdos apresentados em sala de aula e reforçar a formação prática para a vida profissional. 

LHabSim

O Laboratório de Habilidades e Simulação é um ambiente pré-clínico, conforme os critérios estabelecidos no instrumento de avaliação do MEC, tendo como fundamento primário das atividades desenvolvidas a não substituição do paciente, mas a garantia do treinamento de habilidades que possam ser sucessivamente repetidas. Por isso fornece ao estudante maior segurança e competência para agir com postura ética quando diante de uma situação real. Existem, nesse laboratório, modernos simuladores de última geração, com investimento milionário nos três campi.

Laboratório de Estruturas

Em 639 m² e com o investimento em mais de R$ 1 milhão, o Laboratório de Estruturas da Unoeste foi desenvolvido para que os alunos vivenciem na prática as funções da futura profissão. Nele é possível testar a resistência de uma laje ou de vigas de um viaduto, além da casa raio-x que demonstra todas as etapas de construção. Trata-se de um laboratório pioneiro na região.  O espaço ainda conta com mezanino para eventos e salas que podem receber os escritórios modelos.

Laboratório de Macs

O laboratório de Macs da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste é mais um dos ambientes modernos à disposição dos acadêmicos. São dois espaços destinados às aulas e ao desenvolvimento de trabalhos curriculares. Ao todo são 30 Macs disponíveis, trazendo recursos modernos que preparam profissionais para o mercado de trabalho nacional e internacional. 

Estrutura Agrárias

A Faculdade de Ciências Agrárias é referência em todo o oeste paulista, principalmente por sua contribuição na produção agropecuária. Nos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia a tecnologia é inserida na formação do aluno em atividades práticas durante aulas, programas e projetos de extensão. Espaços como o laboratório de fertilização in vitro de embriões, o LHabSim Vet no Hospital Veterinário, TV Interativa com jogos, filmagens utilizadas em horários extracurriculares, e ainda, toda a estrutura da Fazenda Experimental. Além dos equipamentos para colheitas e avaliações de pesquisas nos laboratórios de solos, Fitotron, sensores para umidade do solo, equipamentos meteorológicos e diversos outros.

Jubileu de Ouro

A Apec/Unoeste completa 50 anos em 3 de outubro próximo. Neste ano festivo, várias ações são realizadas. As mais recentes foram as instalações dos luminosos “I Love U” nos quatro campi. Confira atualização do cinquentenário no site comemorativo, neste link.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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