CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enped discute ações para a jornada de formação do aluno

Palestra com Marcus Aquenaton deu início às atividades do 15º Encontro Pedagógico de Docentes da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Enped discute ações para a jornada de formação do aluno
Abertura foi realizada no Teatro César Cava, no campus 1

 

A noite de segunda-feira (30) deu início a 15ª edição do Encontro Pedagógico dos Docentes da Unoeste (Enped). O evento, que reuniu professores, coordenadores e colaboradores de diversos departamentos busca trabalhar o desenvolvimento pedagógico dos professores por meio de reflexões sobre a sua prática docente. Realizado no Teatro César Cava e com transmissão para os campi de Jaú e Guarujá, os participantes acompanharam a palestra “A Governança da Jornada de Formação do Aluno”, com Marcus Aquenaton. Na abertura, os pró-reitores doutores José Eduardo Creste (Acadêmico) e Adilson Eduardo Guelfi (Pesquisa, Pós e Extensão) deram as boas-vindas ao lado da coordenadora pedagógica institucional, professora Darcy Alessi, que representou toda a Comissão Organizadora do Enped 2023. 

Marcus trabalha há mais de 20 anos como executivo no ensino superior nas áreas de governança, planejamento estratégico e diversas outras. O profissional falou sobre o tema, apontando a importância da atuação do corpo acadêmico na governança de tudo o que é proposto, planejado e executado. “A governança envolve uma série de fatores que vão impactar em transparência, em responsabilidade, em conformidade e engajamento do aluno no que é oferecido”. Para Marcus é necessário pensar em ações que são pontos chaves para as partes interessadas. 

“O segundo ponto importante é trabalhar sobre o conceito de materialidade, o que é materialidade e tirar as ideias do campo da abstração para tornar aquilo importante. E a materialidade tem duas dimensões: aquilo que é importante e estratégico para a organização e aquilo que é importante e estratégico para as partes interessadas. O terceiro pé desse tripé da governança é a inovação, ela busca trabalhar sobre aquilo que tanto as partes interessadas quanto com a própria organização, não só com as demandas, necessidades de hoje, mas com as do futuro. Também não se pode achar normal que só porque algo acontece hoje, aquilo faz parte do dia a dia”. 

Abertura Enped

Para o pró-reitor Acadêmico participar do Enped é um privilégio. “A nossa missão enquanto professores transcende os objetivos gerais de outras empresas, nós trabalhamos com sonhos, com pessoas, somos o canal de transformação de vida real e eficaz”.  Para ele, a imersão e reflexão acerca do tema faz com que a Unoeste seja uma universidade aberta ao diálogo. “A universidade tem feito há mais de 50 anos um trabalho alicerçado no empenho e conta com pessoas como vocês, professores, que vestem a camisa. O mais importante para uma proposta pedagógica é o professor, o instrumento é o professor”, disse Creste que em sua fala fez um agradecimento à reitoria da universidade.

Foto: Ector Gervasoni Marcus Aquenaton falou sobre “A Governança da Jornada de Formação do Aluno”
Marcus Aquenaton falou sobre “A Governança da Jornada de Formação do Aluno”

O pró-reitor de Pesquisa, Pós e Extensão citou a parceria da gestão da instituição e a presença de professores e coordenadores. “Sejam bem-vindos! Agradeço principalmente a presença de todos os professores que são vocês que estão na ponta do atendimento aos alunos, são vocês que transformam a vida das pessoas por meio do conhecimento. A Unoeste vive um momento de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) onde todas as nossas metas e objetivos nos próximos anos é focada em uma educação, um ensino centrado no estudante”, falou Guelfi, citando a professora Darcy em nome da comissão organizadora do evento.

Participação Docente

Para o coordenador de cursos da Faculdade de Informática (Fipp) Emerson Silas Dória, a instituição tem se dedicado a aprimorar as relações para uma ampla e completa formação que também vem ao encontro do projeto que a Unoeste está desenvolvendo. “É preciso pensar na governança da jornada do aluno como um todo, desde arrumar um estágio, se formar, para que ele retire um documento na secretaria, assista uma aula, avalie um docente. Então, acredito que a palestra nos trouxe inúmeros assuntos importantes, considerações que são muito valiosas nesse novo cenário para tentar desenvolver ações olhando única e exclusivamente para o aluno”. 

A coordenadora dos cursos de Pedagogia nas modalidades presencial e EAD, Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos destaca que a palestra a fez pensar de que maneira a governança é importante para definir a jornada do estudante na Unoeste. “Sem a governança, ou seja, sem um acompanhamento, planejamento e avaliação das nossas ações fica muito difícil a gente ter algum impacto numa jornada positiva de permanência e de êxito do estudante. Deve haver uma sinergia entre os setores técnico-administrativos, docentes e gestão. Quanto mais integrado, quanto mais afinado o trabalho das equipes, o êxito da jornada do aluno será melhor”, conclui.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem