CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ações da Medicina impactam positivamente nas comunidades

Parceria da Famepp/Unoeste com as prefeituras de Prudente e Machado deve ser renovada em 2024 considerando atividades e resultados que têm dado certo nos últimos anos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/Marketing Unoeste Ações da Medicina impactam positivamente nas comunidades
Acuidade visual foi um dos trabalhos realizados pelos acadêmicos de Medicina nas ações de extensão durante 2023

O conhecimento médico compartilhado por professores mestres e doutores da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste), e que é absorvido pelos alunos durante a formação acadêmica, tem impactado positivamente às comunidades de Presidente Prudente e Álvares Machado ao longo dos últimos anos. E em 2023 não foi diferente com a parceria estabelecida entre essas duas cidades e o curso de Medicina. Por meio de atividades de extensão, mutirões em diversas especialidades, e Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp) – disciplina que abrange do 1º ao 5º termo de Medicina, fazendo parte do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Unoeste –, milhares de pessoas foram contempladas com atendimentos na Rede de Atenção Básica. 

Enquanto a saúde chega aos moradores, os acadêmicos da Unoeste em formação aprendem na prática. A parceria academia-serviço já existente nas unidades de saúde dos dois municípios, por meio do PAPP, que permite a aproximação do aluno de Medicina com a prática médica no âmbito da saúde coletiva. Em 2023, todo esse trabalho foi conduzido para melhorar os indicadores do Programa Previne Brasil que busca priorizar a qualidade do atendimento às mulheres na Atenção Primária à Saúde. O modelo tem caráter resolutivo para sanar até 85% das queixas da população, o que desafoga o número de atendimentos em hospitais, por exemplo. Daí a importância da parceria junto aos dois municípios e investimentos na Atenção Básica.

Para 2024, a projeção é de que isso tudo continue dando certo. “A integração entre academia e serviço é uma iniciativa que se fundamenta em um novo paradigma de ensino e aprendizagem, o que favorece não apenas os municípios parceiros, mas também a aprendizagem dos estudantes que, por meio de métodos ativos, passam a desenvolver um olhar crítico e reflexivo para os problemas e necessidades reais vivenciados na prática, compreendendo criticamente a realidade do sistema de saúde onde será inserido em sua futura prática profissional”, explica a diretora de Saúde de Álvares Machado, Neide Castilho, que também é docente na Faculdade de Medicina de Presidente Prudente. 

Nesse cenário, emenda ela, o estudante constrói seu conhecimento a partir da articulação entre teoria e prática e da experiência da interdisciplinaridade, elaborando críticas e buscando soluções para os problemas e necessidades de saúde encontrados, responsabilizando-se pelo cuidado com o outro. “Por outro lado, o usuário do SUS é beneficiado nesta multidisciplinaridade, tendo esse primeiro contato de acolhimento e de todos os outros dispositivos da Política de Humanização”.

Álvares Machado

A Unoeste e o município de Álvares Machado já realizaram várias ações nessa parceria, dentre elas, campanhas de Saúde do Trabalhador em empresas do município com foco na promoção e prevenção da saúde; ações de educação em saúde nas escolas sobre higiene, alimentação saudável, acuidade visual e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) aos adolescentes; atividades voltadas a população idosa sobre uso racional de medicamentos e prevenção de doenças crônicas; mutirões de combate à dengue casa a casa; além das campanhas de testes rápidos de ISTs voltadas às poluções de risco. Todas essas ações e atividades são realizadas em conjunto com as equipes de saúde de cada território.

Para 2024, a diretora de Saúde de Álvares Machado espera que haja uma melhora nos indicadores do Previne Brasil, e a realização de educação permanente junto as equipes de saúde, capacitando os profissionais em diversos temas. “Esse contato do estudante com a equipe de saúde busca desenvolver um conjunto de competências relacionadas ao conhecimento do Sistema Único de Saúde, organização das RAS [Redes de Atenção à Saúde], bem como as Políticas de Saúde vigentes. Espero que esse modelo de ensino e aprendizagem desperte nos estudantes que serão nossos futuros profissionais e colegas de trabalho, uma nova forma de enxergar, agir e avaliar o trabalho na Atenção Primária à Saúde, que reflitam sobre a importância da humanização nesta profissão que escolheram”.

Foto: Arquivo/Marketing Unoeste Acadêmicos de Medicina durante orientações na Casa do Aprendiz Cidadão
Acadêmicos de Medicina durante orientações na Casa do Aprendiz Cidadão

Presidente Prudente

O secretário municipal de Saúde de Presidente Prudente, o médico Dr. Breno Luis Erbella Casari, que inclusive é formado na Unoeste, destaca a importância da Faculdade de Medicina para o bom andamento da saúde no município. Hoje, segundo ele, os estudantes de Medicina estão praticamente incorporados no dia a dia das unidades onde estão presentes frequentemente. “Os alunos vão e têm contato com o doente, vivenciam a realidade do SUS [Sistema único de Saúde] no dia a dia. No caso da parceria com o Ambulatório Médico Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima é uma das mais importantes que temos. É lá dentro que a gente consegue, de uma certa maneira, desafogar um pouco a fila do Estado em relação as especialidades. Que a gente consegue resolver de forma mais fácil casos mais sérios em razão do excelente número de médicos e a qualidade dos atendimentos oferecidos. Então é uma parceria excepcional, necessária pra que a gente continue levando uma saúde de qualidade para a população de Presidente Prudente”, frisou.

Aproveitando que o secretário ressaltou essa parceria com o Ambulatório Médico da Unoeste, ao longo de 2023, 11 mutirões de atendimentos à população foram viabilizados lá, sempre aos sábados de manhã. A parceria com o município viabilizou mutirões nas áreas de Dermatologia, Hipertensão e Diabetes, Mastologia, Ginecologia, Pediatria, Urologia, Ortopedia, Oftalmologia, Cardiologia, Gastroenterologia e Pós Covid. Em média, foram prestados 94 atendimentos em cada um dos mutirões, totalizando mais de mil pessoas beneficiadas ao longo do ano. São pacientes que estavam em filas de espera e que tiveram encaminhamentos e direcionamentos para os tratamentos adequados das patologias diagnosticadas e/ou verificadas pelos médicos especialistas nos mutirões que eram acompanhados pelos acadêmicos de Medicina, por meio das ligas respectivas às especialidades.

Recentemente o secretário de Saúde de Prudente acompanhou a visita do Conselho Federal de Medicina às unidades de saúde, juntamente com docentes e diretores da faculdade. “Todo fim de ano a gente faz uma avaliação das ações. Para 2024, a proposta é sempre melhorar: ampliar o número de mutirões no ambulatório, engajar também os estudantes de Medicina ainda mais nos mutirões da dengue porque são muito importantes para resolutividade do problema. Estamos abertos para recebê-los e trabalharmos juntos para oferecer um melhor atendimento à população”.

Outras ações

Vale lembrar ainda que a Faculdade de Medicina também abraçou diversos programas e projetos institucionais relacionados a Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) ao longo de 2023. Dentre essas ações extensivas, acadêmicos de Medicina participaram do Unoeste Transforma em Bataguassu (MS), Nantes e Marabá Paulista, Educa Pontal, Unoeste Mais Cultura, Esse é o meu Lugar (parceria com a Prefeitura de Taciba), Anjos da Unoeste, Cultura e Ação Social e Leia no Leito.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem