CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

IGC: Unoeste se mantém como a 2ª melhor particular de SP

Universidade manteve índice 4 numa escala de 1 a 5; cursos avaliados em 2021 também tiveram conceitos altos: 4 e 5 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Marketing Unoeste IGC: Unoeste se mantém como a 2ª melhor particular de SP
Vista aérea do Bloco B3, campus 2 da Unoeste em Prudente; universidade continua entre as principais do país com excelência no ensino

O Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou nessa terça-feira (28) o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2021. A Unoeste, que pelo IGC anterior já era considerada a 2ª melhor universidade particular do Estado de São Paulo, manteve o conceito 4 e continua figurando entre as principais universidades do país. 

Importante dizer que os dois indicadores, CPC E IGC, avaliam cursos e instituições de ensino superior, respectivamente, e são produzidos a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A divulgação é anual e vale destacar ainda que no IGC, somente 24,65% das instituições de ensino superior (IES) do Brasil obtiveram índices 4 ou 5, ou seja, apenas 496 das 2.012 avaliadas, entre públicas e privadas.  Com isso, a Unoeste continua sendo a segunda melhor universidade particular do Estado e também se mantém como a melhor particular da Baixada Santista e da região Central do Estado. Também está entre as 11 melhores universidades particulares do Brasil.

De acordo com o MEC, para o cálculo do IGC 2021, foram considerados os resultados do CPC dos cursos avaliados entre 2018 e 2021 e os dados dos programas de mestrado e doutorado oferecidos pelas instituições em 2021.  A Reitora da Unoeste, Ana Cristina de Oliveira Lima, sempre acreditou no potencial da universidade, que continua entre as principais instituições brasileiras, qualificando profissionais nas mais diferentes áreas de conhecimento e investindo em estrutura e docência altamente qualificada que transcende grandeza da Unoeste para além de seus campi em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. 

“É uma universidade que gera ciência pela atuação de pesquisadores, professores e estudantes que colocam em prática seus estudos pelo bem da sociedade. Nossas propostas têm ultrapassado fronteiras com a educação a distância e a internacionalização, com um polo inclusive fora do país, no Japão. Sem contar inovação e tecnologia, que são fundamentais para o cenário mundial e para as profissões”, destacou ela.

O diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, considera que os resultados alcançados nesses últimos indicadores reforça o trabalho desenvolvido pela universidade comprometida com a educação de qualidade. “Nesses 50 anos de história, já são mais de 120 mil profissionais formados para o Brasil e para o mundo. Uma trajetória que nos traz eterna gratidão e força para continuarmos trabalhando para oferecer o que há de melhor em educação. E ao olhar todas essas conquistas, o que mais me orgulha é ter a certeza de que estamos dando continuidade ao desejo dos nossos pais”, completou o Dr. Cesar Lima, se referindo aos fundadores da Unoeste, os professores Agripino de Oliveira de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima.

Cursos com excelência

Já no CPC, dez cursos da Unoeste nas modalidades presencial e EAD foram avaliados. Todos se destacaram, pois quase 100% das graduações avaliadas no último ciclo conquistaram conceitos de excelência – 4 e 5.  O conceito máximo foi atribuído aos bacharelados em Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Já os bacharelados em Ciências Biológicas, Educação Física e Química, os cursos de licenciatura em Letras e Pedagogia, e o curso de licenciatura em Pedagogia EAD tiveram conceito 4. O curso de licenciatura em Matemática obteve conceito 3, atendendo também ao padrão de ensino desejado.

Conceitos do MEC

Os conceitos do Ministério da Educação (MEC) são importantes ferramentas para a escolha de onde estudar por quem está na fase de vestibular. Eles indicam a qualidade do curso e da instituição de ensino, seja pública ou particular, e estudar numa universidade bem avaliada pode fazer a diferença na carreira. 

Os conceitos variam de 1 a 5, lembrando que igual ou superior a 3 significa que atende aos padrões de ensino desejados, mas, quanto maior, melhor. Já 1 e 2 são considerados insatisfatórios. A tabela completa do IGC e de outros indicadores de qualidade pode ser conferida no site do Inep/MEC. Então, atente-se para as siglas Enade, IDD, CPC, CC e IGC, pois elas podem facilitar as futuras escolhas! No Blog da Unoeste, você encontra um conteúdo explicando tudo sobre os diferentes conceitos do MEC. Acesse já essas informações.

Faça Unoeste já!

Estude na 2ª melhor universidade particular de São Paulo. O concurso de Bolsas vem aí e você pode ser um dos contemplados com condições especiais. Clique aqui e saiba mais

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem