CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste assina convênio de cooperação ambiental com o Cirsop

Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista envolve 13 municípios e vários parceiros


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Unoeste assina convênio de cooperação ambiental com o Cirsop
Assinatura do convênio Cirsop Unoeste: Roger Gasque, Adilson Guelfi e Mateus Godoi

Em prol do trabalho colaborativo para tratar dos resíduos sólidos (lixo urbano de origem domiciliar) de forma eficiente, o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista (Cisorp) está no 6º ano de existência. Vive um momento de consolidação e na busca de novos parceiros acaba de firmar convênio de cooperação técnica com a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em Presidente Prudente. O documento foi assinado no final da manhã desta terça-feira (21) durante a assembleia geral ordinária realizada em Regente Feijó, no Anfiteatro Ofélia Sozzi de Godoy. Participaram mais de 150 pessoas diretamente envolvidas com o consórcio de 13 municípios, incluindo prefeitos, secretários municipais de meio ambiente, vereadores e parceiros.

A universidade esteve representada pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi, professores e alunos da graduação em Agronomia e do doutorado em Meio Ambiente. A assinatura do convênio ocorreu junto ao presidente do Cirsop, o prefeito de Álvares Machado Roger Fernandes Gasques, e o diretor executivo Mateus Martins Godoi; com o pró-reitor representando o Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec); mantenedora da Unoeste. O acordo estabelece colaboração na operacionalização de projetos de ensino, pesquisa e extensão, seja na graduação em iniciação científica ou na pós-graduação em produção de novos conhecimentos.

Tecnologia, inovação e eventos

A parceria também compreende outros compromissos, tais como a cessão de espaços físicos na universidade para a realização de atividades que envolva estudantes orientados e acompanhados por professores, visando o aprimoramento técnico-profissional, através de práticas compatíveis com a natureza de cada curso. O convênio tem vigência por prazo indeterminado, podendo ser alterado ou complementado através de termo aditivo. Conforme o Dr. Adilson, a Unoeste tem um rico histórico de parceiras com administrações municipais e diferentes instituições; contribuindo, a exemplo do que ocorre na área do meio ambiente, com tecnologia e inovação, além de eventos como o Mutirão do Lixo Eletrônico em Presidente Prudente.

Foto: Homéro Ferreira Parte da mesa da assembleia do Cirsop, da qual o Dr. Adilson fez parte representando a Unoeste
Parte da mesa da assembleia do Cirsop, da qual o Dr. Adilson fez parte representando a Unoeste

Fruto da iniciativa da Prefeitura com a Unoeste, envolvendo diversos parceiros, de acordo com o Dr. Adilson o mutirão teve edição com arrecadação superior a 80 toneladas; e foram ao menos três com este montante em 14 edições, sendo duas no primeiro ano, em 2009; e não teve em 2020 por causa da pandemia do coronavírus. O montante arrecadado se aproxima de 1 milhão de tonelada e o evento, modelo para o Brasil, promove a destinação à empresa com certificação para reciclagem do e-lixo. Agora, o mais novo convênio da Unoeste no segmento ambiental encontra junto ao Cirsop vários parceiros regionais, estadual e nacional; incluindo a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo).

Contribuição muito bem recebida

Na terça-feira (20), na sala de reunião junto à Reitoria, ficou estabelecido o convênio, com o diretor Mateus Godoi recepcionado pelos pró-reitores acadêmico Dr. José Eduardo Creste e Dr. Adilson; pelo diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e coordenador do curso de Agronomia, Dr. Carlos Sérgio Tiritan; pelas coordenadoras Dra. Alba Arana, do mestrado e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional; Dra. Patrícia Antunes, dos cursos de Química e Engenharia Química; e Dra. Valéria Cataneli Pereira, do curso de Ciências Biológicas; os professores André Turin, responsável técnico e coordenador da Divisão de Saneamento Básico da Unoeste; a professora Yeda Ruiz Maria, do curso de Arquitetura e Urbanismo; e pela coordenadora de ações extensivas gerais Cidinha Martines.  

Estiveram na reunião do Cirsop, além do Dr. Adilson, o Dr. Tiritan acompanhado de alunos do curso de Agronomia, Dra. Alba; Yeda Ruiz, André Turin e a doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Fúlvia Letícia Perego. O convênio firmado entre o Cirsop e a Unoeste foi bem recebido pelos participantes da assembleia, em manifestação de aplausos quando a proposta foi anunciada, no momento em que o pró-reitor Dr. Adilson foi chamado para compor a mesa.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem