CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

5ª edição do Business Skills discute inteligência artificial

Evento voltado as ações na área de negócios visa oportunizar a troca de conhecimentos entre áreas correlacionadas e a utilização da IA nos processos empresariais  


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Júlia Aglio 5ª edição do Business Skills discute inteligência artificial
A 5ª edição do Business Skills é realizada no campus 2 da Unoeste

Com o mundo cada vez mais competitivo e dinâmico, a posse e o aprimoramento de habilidades empresariais tornaram-se imperativas para indivíduos e organizações que almejam o sucesso. Nessa proposta, a Business School Unoeste (BSU) realiza desde ontem (16) a 5ª edição do Business Skills, no campus 2 de Presidente Prudente. O evento que segue até esta quarta (17) está abordando o tema “Desbravando Fronteiras: O impacto da inteligência artificial na transformação dos negócios”. Na tradução, ‘business skills’ significa ‘habilidades de negócios’ que englobam um conjunto diversificado de competências que vão desde a liderança e a comunicação até a gestão financeira e a resolução de problemas.

Para a diretora da BSU, a professora Nancy Okada, a escola de negócios da Unoeste tem como objetivo destinar ao mercado de trabalho profissionais com base acadêmica mais preparados. “Buscamos oportunizar a formação para o mercado de trabalho, fazendo uma conexão com as competências exigidas pelas organizações. Assim temos como ofertar ao mercado um profissional completo”, diz, acrescentando que as ações propostas, a exemplo do evento, são oportunidades para troca de conhecimentos. “É a chance do aluno ter um networking, mas o mais importante é que pela exposição dos profissionais convidados os estudantes percebam o que está sendo exigido do futuro profissional. Quando isso é exposto por um profissional externo, vem corroborar com o aprendizado que estamos oferecendo”.

A respeito do tema, Nancy destaca a relevância das discussões e da utilização da IA no mundo dos negócios. “O tema deste ano traz para a discussão como o uso da inteligência artificial pode beneficiar a gestão dos negócios em termos de agilização de processos, tomada de decisão, como pode melhorar a eficiência das empresas para obter vantagem competitiva”.

Também responsável pela articulação do evento, o professor Valdecir Cahoni Rodrigues destaca que os participantes poderão encontrar algumas contribuições formativas, dentre elas o conhecimento especializado, networking, experiências práticas, perspectivas diversificadas, preparação para o mercado de trabalho e, ainda, inspiração e motivação. “Os alunos terão a oportunidade de aprender com especialistas e líderes de opinião no campo da inteligência artificial e negócios, adquirindo insights valiosos sobre as tendências atuais e futuras. Poderão se conectar com profissionais e, ainda, nas oficinas terão a chance de aplicar conceitos teóricos em situações do mundo real, aprimorando suas habilidades práticas”.

Ao participar de discussões e painéis de especialistas, os alunos também têm acesso a uma variedade de perspectivas sobre o impacto da inteligência artificial nos negócios. “Essas discussões podem enriquecer o entendimento e estimular o pensamento crítico. Também entenderão como a inteligência artificial está moldando os negócios, assim se preparando melhor para os desafios e oportunidades que encontrarão no mercado de trabalho, podendo destacar-se como profissionais informados e adaptáveis. O evento então acaba inspirando os alunos a explorar novas áreas de interesse, buscar oportunidades de pesquisa ou empreendedorismo relacionadas à inteligência artificial, e a se manterem atualizados sobre as últimas tendências e desenvolvimentos na área”, completa o professor.

Foto: Júlia Aglio Marcelo Palácio conduziu a palestra “A Contabilidade como gestão na era da Inteligência Artificial”
Marcelo Palácio conduziu a palestra “A Contabilidade como gestão na era da Inteligência Artificial”

Experiência universitária

Para a aluna Nadia Bravin Beltrame, do 4º termo do curso de Administração, a primeira noite da Business Skills foi interativa e leve. “Estava ansiosa pela palestra com muita expectativa sobre o assunto, as quais foram alcançadas tranquilamente. Acredito que a universidade tenha o propósito de formar profissionais qualificados. Desse modo, ela sempre possibilita a participação a esses eventos voltados à formação acadêmica e que agregam conhecimento e interatividade aos alunos buscando também inovação nas suas divulgações e incentivos”.

Já para o aluno do 5º termo do mesmo curso, Leonardo Cavalcante Colnago, sua participação no evento foi extremamente produtiva. “Os palestrantes nos passaram muitas informações, demonstrando com exemplos teóricos e práticos a importância da inteligência artificial, de como ela vem se tornando cada vez mais crucial e importante para as empresas. E Justamente por trazer conteúdos que estão em alta e em crescimento para o futuro do mercado, acaba contribuindo para o nosso desenvolvimento e incentivando a busca de estar cada vez mais antenados dentro de nossas respectivas áreas”.

Ingressante no curso, o estudante João Pedro Castelano Mendes conta que gostou bastante da palestra devido ao conteúdo ser de seu interesse. “Como foi uma palestra relativamente curta, não deu para aprofundar muito, mas os conhecimentos que obtive já me auxiliaram a enxergar um caminho nessa área. Depois de formado, pretendo fazer uma pós-graduação ou um curso na área de ciência de dados. Admiro eventos como a Business Skills, gosto muito dessa iniciativa da Unoeste e com certeza vou participar das futuras ações”.

Programação

A 5ª edição do Business Skills continua nesta quarta-feira (17), em vários auditórios do Bloco B3 do campus 2. Ontem, no primeiro dia, foram realizadas as palestras “A Contabilidade como gestão na era da Inteligência Artificial”, ministrada por Marcelo Palácio, e “Transformando dados em Vantagem Competitiva: O papel da Inteligência Artificial nas Empresas”, conduzida por Suemar Éverton Contessoto. Para hoje, último dia de evento, estão programadas as oficinas Crie Vídeos Institucionais com IA e Avatares, realizada Eliane Silva dos Santos; O assédio moral no ambiente de trabalho: Medidas preventivas, conduzida por Pedro Teófilo de Sá e Viviane Patrícia Scucuglia; e InsightCast - Já imaginou tornar-se um produtor de conteúdo?, por Tarcísio Duarte Coelho.

Concomitantemente serão realizadas também as oficinas de Linkedin - Como tornar o seu perfil mais competitivo na rede, de Marlon Seolin Correa; No Stress – Da profissão à descontração conduzida pela coordenadora do Departamento de RH da Unoeste, Fátima Cristina Luiz Leonardo; O controller e sua influência na gestão tributária, aplicada por Wilson Roseval Donzeli e O escritório de contabilidade – Uma visão atual, por Maria de Lourdes Pinto da Silva Ferreira.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem