CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Cursos da Unoeste são bem conceituados pelo MEC

Mais de 80% das graduações avaliadas em 2011 receberam os maiores conceitos (CPC) 4 e 5, segundo recente divulgação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Cursos da Unoeste são bem conceituados pelo MEC
Universidade do Oeste Paulista completou 40 anos de dedicação ao ensino superior em 2012
Foto: Ector Gervasoni Cursos da Unoeste são bem conceituados pelo MEC
Universidade manteve conceito institucional para dar continuidade aos seus projetos de ensino, pesquisa e extensão
Foto: Débora André Cursos da Unoeste são bem conceituados pelo MEC
Cursos da área de Informática receberam conceitos máximos (5) – tanto no Enade quanto no CPC


Atingir sempre os patamares mais elevados é o objetivo constante da Unoeste, que em 2012 comemora 40 anos de dedicação ao ensino superior, com uma história de conquistas e transformações ao longo dessas quatro décadas. Para fechar um ano histórico, a universidade recebeu do Ministério da Educação (MEC), os indicadores de qualidade institucional e dos cursos de graduação do ciclo avaliativo de 2011.

O resultado geral é positivo. Três cursos da Faculdade de Informática (Fipp): Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Redes de Computadores, atingiram o conceito máximo (5). Os bacharelados em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil, além das licenciaturas em Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia ficaram com conceito 4. O bacharelado em Ciências Biológicas e a Licenciatura em Química alcançaram 3. A escala de avaliação varia de 1 a 5, sendo os conceitos acima de 3 considerados – bom, muito bom e excelente, respetivamente. O curso de Filosofia aparece Sem Conceito (SC), por não ter turma ingressante no respectivo ano.

Segundo o pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste, o desempenho dos cursos da universidade reflete a seriedade do trabalho que envolve reitoria, pró-reitorias, direção/coordenação dos cursos, corpo docente e corpo discente. “A Unoeste tem investido no fortalecimento do projeto pedagógico das graduações, em infraestrutura, que engloba biblioteca, equipamentos e laboratórios, além da capacitação do corpo docente. Tudo isso, somado ao comprometimento dos gestores dos cursos e, principalmente, dos nossos alunos, possibilitou alcançar esses resultados divulgados pelo MEC”. Ele salienta que o conceito institucional (IGC) da Unoeste também foi mantido (3), possibilitando a certeza de estar no caminho certo para dar continuidade aos projetos da universidade para o pleno desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.

Destaques – A Fipp teve três cursos avaliados no ciclo de 2011, com conceitos máximos (5), tanto no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), quanto no CPC (Conceito Preliminar de Curso), tendo, assim, suas renovações de reconhecimento concedidas automaticamente pelo MEC. Para o diretor Moacir Del Trejo, a expectativa era muito positiva, pois a Fipp/Unoeste sempre obteve excelentes conceitos de qualidade. “Agora confirmamos essa excelência com conceitos máximos (5) em todas as graduações da área avaliadas. Atingir esse patamar foi possível graças ao trabalho conjunto, que envolve corpo docente, corpo discente, funcionários, pró-reitorias e reitoria, além da comunidade. Os cursos da Fipp/Unoeste estão entre os melhores do Brasil e isso reflete muito no mercado de trabalho, que cada vez mais exige profissionais altamente qualificados, ou seja, vagas existem, mas para ocupá-las, a qualificação é essencial. Neste ponto, o profissional formado pela Fipp/Unoeste tem o seu fator diferencial”.

Na Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) os destaques no Enade foram os cursos de Letras, Pedagogia e Filosofia. “As boas notas são reflexo de um trabalho sério, de investimento em ensino, pesquisa e extensão, além de professores qualificados. De uma forma geral, todos os cursos atingiram conceitos (CPC) considerados bom ou muito bom. Estamos incentivando a pesquisa e inserindo no corpo docente profissionais com este perfil”, informa a diretora Alba Arana.

Marcelo Crepaldi, coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física também considera o desempenho da graduação como fruto de um trabalho em equipe. “O conceito 4 está muito próximo do máximo, e com isso, podemos certificar que o ensino oferecido na Unoeste está indo ao encontro das normas exigidas pelo MEC”. Ele lembra ainda que a graduação é referência na região e que este ano recebeu quatro estrelas pelo Guia do Estudante, da editora Abril.

Para a coordenadora da Arquitetura, Sibila Corral de Area Leão Honda, o curso é muito bem estruturado, com professores titulados e que buscam aprofundamento nos estudos, por meio de programas de mestrado e doutorado. “Tudo isso reflete nos acadêmicos, pois temos muitos alunos comprometidos e que, inclusive, alguns mantêm projetos de iniciação científica, o que reforça o conhecimento e coloca o acadêmico mais próximo da realidade. É uma conquista que resulta no esforço da universidade em manter a qualidade no ensino”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem