Você está em: Aperfeiçoamento | Formação de Preceptores Educação Integra...

Formação de Preceptores Educação Integral e Socioemocional no Século XXI

Duração do curso: 60 dias. A data de início do curso é determinada a partir do primeiro acesso a ele no ambiente virtual de aprendizagem Aprender Unoeste.

O Curso

A educação brasileira passa por constantes evoluções assim como a sociedade modificou os seus modos de ser e estar. A apropriação do conhecimento por seus membros tem sofrido transformações para graus mais complexos e atualizados. A formação humana no contexto da educação básica, é baseada em condicionantes biológicos, sociais, afetivos e cognitivos e o potencial para a aprendizagem pode ser aprimorado mediante uma intervenção pedagógica que considere os mecanismos fundantes dos aspectos biopsicossociais. Por meio do Programa Residência Pedagógica, mediante o qual a Unoeste foi contemplada em 2018 via Edital nº 06/2018, da CAPES, os licenciandos dos cursos de Pedagogia, História, Artes Visuais, Música, Educação Física e Ciências Biológicas tem a oportunidade de desenvolver atividades pedagógicas nas escolas-campo, acompanhados pelos preceptores, que são docentes da rede pública de educação municipal e estadual. Os municípios parceiros são: Presidente Prudente, Presidente Bernardes e Teodoro Sampaio. Entre as atividades do programa, está prevista a formação dos preceptores, visando exercitar uma aprendizagem coletiva da docência, em processos colaborativos. São bolsistas do programa na universidade mais de 150 licenciandos e as escolas possuem mais de 20 preceptores, que vivenciam e compartilham com os residentes todas as variáveis que compõem a docência. Diante disso, o objetivo do curso de formação é contemplar o desenvolvimento das competências e habilidades docentes (para preceptores e residentes) baseadas nos princípios da educação integral e socioemocional.

  • Duração: 60 dias. A data de início do curso é determinada a partir do primeiro acesso a ele no ambiente virtual de aprendizagem Aprender Unoeste.
  • 180 horas
  • Clique e veja o polo mais próximo
Investimento: Clique aqui e consulte


Uma mensalidade de R$ 100,00


Mais Informações

Datas dos Encontros Presenciais:

Módulo I: Fundamentos da Educação Integral e Socioemocional
Dia: 10/05 às 18h30
Dia: 13/05 às 19h (Abertura da XX Jornada de Educação da FACLEPP)
Local: Campus 2, Bloco 1.

Módulo II: Metodologias Inovadoras - Tecnologias Digitais e Inclusão Escolar
Dia: 21/05 às 18h30
Local: Campus 2, Bloco 1.

Módulo III: A Base Nacional Comum Curricular e o Currículo da Escola
Dia: 28/05 às 18h30
Local: Campus 2, Bloco 1.

Módulo IV: Planejamento Pedagógico Colaborativo
Dia: 11/06 às 18h30
Local: Campus 2, Bloco 1.

Módulo V: A avaliação da aprendizagem na perspectiva de competências
Dia: 27/06 às 18h30
Local: Campus 2, Bloco 1.



COORDENAÇÃO
Me Maria Eliza Nigro Jorge
extensao.ead@unoeste.br

Contemplar o desenvolvimento das competências e habilidades baseadas nos princípios da educação integral e socioemocional para a docência no século XXI.

Carga Horária:
180 horas

Duração:
60 dias.
A data de início do curso é determinada a partir do primeiro acesso a ele no ambiente virtual de aprendizagem Aprender Unoeste.

- Fotocópia do R.G. e do C.P.F;
- Fotocópia do diploma de curso superior.

OBS:
Toda documentação deverá ser entregue na Secretaria Acadêmica do NEAD ou encaminhada, via correio ou e-mail (ead@unoeste.br).

NEAD - Núcleo de Educação a Distância - Campus II Bloco B1 Rodovia Raposo Tavares Km 572, Bairro Limoeiro CEP 19067-175 - Presidente Prudente - SP fone/fax: (18) 3229-3260 e-mail: extensao.ead@unoeste.br

Nós ligamos para você

Código de Segurança Verificação Captcha
Alguma mensagem