Neuropsiquiatria do Desenvolvimento e Comportamento Infantil
Duração do curso
12 meses
12 meses
CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA VOCÊ!
O Curso
Apresentação
O curso de pós-graduação Lato Sensu em Neuropsiquiatria do Desenvolvimento e Comportamento Infantil, surge a partir de uma necessidade global em olhar o desenvolvimento da criança dentro de um contexto multidimensional em busca de melhores indicadores de saúde mental e desenvolvimento para as gerações futuras.As alterações ocorridas nas últimas décadas na dinâmica do lar como por exemplo um decréscimo em relação ao número de filhos e atualmente muitos desses, filhos únicos, ou ainda o advento da internet e dos “smartphones”, tem gerado mudança disruptivas nos padrões de relacionamentos e interação social, com aumento significativo do diagnóstico de transtornos do desenvolvimento, como por exemplo o Autismo e o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e outros transtornos mentais.
Somando-se a isso, ainda tivemos o fator recente de confinamento global em função da pandemia pelo coronavírus que funcionou como importante agente estressor e isso pode ter levado a alterações comportamentais, à sintomas de ansiedade e também distúrbios do sono. Porém, o real impacto das medidas de isolamento social sobre a saúde mental das crianças e da população em geral ainda é desconhecido.
Além desses fatores, é importante mencionar sobre as conquistas das mulheres ao longo do tempo que vem transformando o lar e a sociedade, sem deixar de mencionar o aumento do desejo pelo cuidado do filho(a) pelo homem e dos novos padrões de família não mais baseado apenas na norma heterossexual. Dessa forma, justifica-se a criação do curso com a finalidade de suprir carências na formação de profissionais que possam realizar orientações e intervenções em relação ao desenvolvimento infantil de uma forma integrada, de acordo com o seu contexto biopsicossocial e em conjunto com as políticas públicas de proteção à criança e educação para a tolerância. Contribuindo dessa forma para a qualidade de vida que é um bom indicador do desenvolvimento social e econômico.
O curso de pós-graduação lato sensu será realizado por meio de atividades teóricas realizadas em ambiente online através de plataforma específica utilizada pela UNOESTE e atividades práticas presenciais para orientação sobre a saúde mental e do desenvolvimento e comportamento infantil. O curso é uma parceria com a empresa de Gestão e Consultoria em Saúde Gnosis e o estágio prático poderá ocorrer em parceria com outras instituições de educação e saúde reconhecidas no trabalho com a saúde mental e desenvolvimento da criança.
Objetivos
Geral: Capacitar os pós-graduandos em neuropsiquiatria do desenvolvimento e comportamento infantil.Específicos: Capacitar o aluno para:
Reconhecer os estágios do desenvolvimento da criança;
Reconhecer atrasos do desenvolvimento e problemas de aprendizagem;
Reconhecer situações prejudiciais ao desenvolvimento mental da criança;
Elaborar planos de orientação interdisciplinar para um melhor desempenho familiar, cognitivo e social;
Educar para o futuro.
Ao final do curso espera-se que os mesmos apresentem as seguintes competências e habilidades:
1. Trabalho interdisciplinar;
2. Capacidade de orientação familiar e escolar sobre as principais etapas do desenvolvimento e comportamento neuropsiquiátrico e linguístico da criança;
3. Reconhecer e propor intervenção nos principais desvios do desenvolvimento.
4. Interesse nas políticas públicas de proteção à criança;
5. Interesse e formulação de propostas em saúde para a educação;
6. Interesse na educação para a tolerância.
Justificativa
A pós-graduação em Neuropsiquiatria do Desenvolvimento e Comportamento Infantil é um curso com foco na capacitação de profissionais da área da saúde e educação, trazendo abordagens multidimensionais para fortalecer questões como desenvolvimento, aprendizado e saúde mental da criança.O cenário contemporâneo trouxe mudanças significativas nas dinâmicas sociais impulsionadas pelo crescimento da internet e das redes sociais. Essas transformações trouxeram desafios complexos para o desenvolvimento infantil, tornando crucial a presença de profissionais especializados. O aumento de diagnósticos de transtornos do desenvolvimento, como Autismo e TDAH, ressalta a necessidade premente de profissionais capacitados na área.
Acreditamos que a transformação começa com a educação e o conhecimento sólido. Ao ingressar em nosso curso de pósgraduação lato sensu, você faz parte de uma comunidade diversificada e dedicada de profissionais da saúde e educação. Aqui, compartilhamos histórias, conhecimento e aspirações, unidos por um objetivo em comum: impactar positivamente o desenvolvimento infantil.
Nossa pós-graduação lato sensu foi cuidadosamente projetada para oferecer uma experiência de aprendizado abrangente e flexível. A parte teórica é conduzida de forma online, por meio de uma plataforma de ensino utilizada pela renomada UNOESTE. Combinada a essa abordagem, as atividades práticas presenciais acontecem em São Paulo, a cada 2 meses, e fornecem orientações diretas sobre saúde mental e desenvolvimento infantil. Colaboramos em parceria com a empresa de Gestão e Consultoria em Saúde Gnosis, garantindo que o curso permaneça atualizado e focado nas necessidades reais do mercado.
Público-alvo
Profissionais com nível superior completo de qualquer área da saúde ou educação, que desenvolvam atividades voltadas para a infância.- Duração: 12 meses
Investimento
1 Matrícula R$1.530,00 + 13 Parcelas de R$1.530,00
Matrícula com bolsa de 50%: R$765,00
Bolsa:
1 - Ex-aluno Unoeste: bolsa de 15%; parcelas de R$1.300,50
2 - Quero bolsa (pela página da pós) 12% R$1.346,40
3 - Bolsas especiais para empresas conveniadas
Obs.: os itens 1, 2 e 3 não cumulativos.
Mais Informações
Profª. Dra. Marta Gonçalves Gimenez Baptista
Doutorado em Comunicação Humana e Saúde - Fonoaudióloga
http://lattes.cnpq.br/1551390964384411
Prof. M.e Nilton César Lima dos Santos
Mestrado em Medicina (Neurologia) - Neuropediatra
http://lattes.cnpq.br/6319523176256844
Profª. Dra. Adela Judith Stoppel de Gueller
Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) - Psicóloga/Psicanalista Infantil
http://lattes.cnpq.br/1364527939812068
Profª. Dra. Heidi Haueisen Sander
Mestrado e Doutorado em Medicina (Neurologia) - Neurologista
http://lattes.cnpq.br/3391451102222140
Prof. Dr. Ricardo Abrantes do Amaral
Doutor em Psiquiatria - Psiquiatra
http://lattes.cnpq.br/0936038887039789
Prof. M.e Paulo Porto de Melo
Mestre em Ciências - Neurocirurgião
http://lattes.cnpq.br/7926901056039489
Profª . M.ª Cintia Testa José
Mestrado profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde - Pediatra
http://lattes.cnpq.br/4088544584299093
Prof. M.e Gilberto Bolivar Ferlin Filho
Mestre em Comunicação Humana e Saúde - Foniatra
http://lattes.cnpq.br/5730816511463567
Profª. Dra. Marília Franco e Silva Velano
Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - Psicóloga/Psicanalista
http://lattes.cnpq.br/2946882204480577
Profª. M.ª Talita Arruda Tavares
Mestrado em Departamento Escolar e Desenvolvimento Humano - Psicóloga/Psicanalista Infantil
http://lattes.cnpq.br/8525146787036891
Prof. M.e Nilton César Lima dos Santos, Médico Neurologista Infantil e Professor Mestre em Neurologia.
Disciplina 1: Neurobiologia do Desenvolvimento Infantil
Disciplina 2: Sono na Infância e Adolescência
Disciplina 3: Neurobiologia do Comportamento Infantil
Disciplina 4: Comunicação e Linguagem
Disciplina 5: Psicanálise e Infância
Disciplina 6: A Ciência da Aprendizagem
Disciplina 7: Alimentação na Infância
Disciplina 8: Família e a Infância
Disciplina 9: Transtornos do Desenvolvimento
Disciplina 10: Saúde Mental
Disciplina 11: A equipe interdisciplinar nas questões da infância
364h
- Cópia do diploma de Curso Superior;
- Cópia do diploma de Curso Superior (frente e verso);
- Histórico Escolar do Curso Superior (frente e verso);
- Cópia do RG (frente e verso);
- Cópia do CPF;
- Comprovante de Residência (atualizado);
- Currículo (quando solicitado);
- 1 foto 3X4 recente.
Obs.:
(1) para candidatos brasileiros, todas as cópias deverão ser autenticadas em cartório ou conter o carimbo de autenticação da secretaria de Pós-Graduação Lato-Sensu da UNOESTE;
(2) para candidatos estrangeiros, o diploma de graduação e o histórico escolar devem estar devidamente reconhecidos/autenticados pelo Consulado Geral do Brasil no país de origem;
(3) para candidatos estrangeiros, os documentos de identificação pessoal (R.G. e C.P.F.) podem ser substituídos pela cópia das páginas do passaporte contendo a fotografia e a identificação do portador.
(4) para os cursos específicos para determinada categoria é exigida cópia a carteira do Conselho de classe.
Mínimo de 20 alunos e máximo de 40 alunos.
Critério de seleção dos alunos e os pré-requisitos para ingresso no curso:
Após a efetivação da inscrição o aluno receberá o contato de um professor do curso que agendará uma entrevista e serão avaliados os seguintes aspectos a partir do Curriculum Vitae:
1. Currículo escolar desde o ensino fundamental ao superior - Peso de 0 a 3 pontos;
2. Período decorrido de atividade profissional - Peso de 0 a 1;
3. Atividades extra-curriculares - Peso de 0 a 1;
4. Atividades teóricas desde a graduação até o presente - Peso de 0 a 1;
5. Interesse nas questões da infância e família - Peso de 0 a 3;
6. Experiência profissional em equipe interdisciplinar - Peso de 0 a 1.
Teórica - Semanal: aulas teóricas online ao vivo às quartas-feiras e quintas-feiras das 19h15 às 22h15, além de atividades de mentoria semanal que correspondem a aproximadamente 20% da carga horária connect.
Práticas - Mensal: atividades de orientação prática às sextas-feiras e aos sábados, a cada 2 meses aproximadamente, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Aulas teóricas on line (síncronas) e práticas na cidade de São Paulo, SP.