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Área do Egresso Aprender Unoeste

Multiprofissional em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família e Comunidade - Turma 5 CONNECT JAÚ

Duração do curso
18 meses.

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA VOCÊ!

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O Curso

Apresentação

As estratégias para interromper o empobrecimento e a vulnerabilidade das famílias, no século XX, ocorrem de forma diferenciada, segundo diferentes 'Estados de Bem-Estar', nas sociedades capitalistas. Porém, ante a crise do Estado de Bem-Estar e crescente custo dos serviços públicos e privados requer-se solução familiar, ao menos parcial, em termos de reduzir a sua dependência. O Programa de Saúde da Família (PSF) coloca a família nas agendas das políticas sociais brasileiras em 1994, refletindo tanto interesses do modelo neoliberal como de forças sociais solidárias. Vê-se que tal inclusão gerou multiplicidade de abordagens tais como: família/indivíduo; família/domicílio; família/indivíduo/domicílio; família/comunidade; família/risco social; família/família. Essas abordagens, por não dialogarem entre si, acabam por compor um quadro insuficientemente identificado, dificultando a assistência. Sugere-se exame das condições apontadas como forma de dar, efetivamente, vez à família. A família é assinalada enfaticamente como unidade básica da sociedade e como tal deveria ser fortalecida. As diversas formas de família, em diferentes sistemas culturais, sociais e políticos são reconhecidas. Também se reconhece as importantes mudanças na composição e vida familiar, decorrentes do processo de rápida transformação demográfica e socioeconômica; condições como migração e mudanças conjunturais, com rebaixamentos socioeconômicos, aumentam as pressões sobre a família. Os objetivos traçados com relação à família requeriam, entre outros, a elaboração de políticas e leis que apoiassem a família, que contribuíssem para a sua estabilidade, que levassem em conta sua pluralidade, que promovessem a igualdade de oportunidades para os membros da família, em especial das mulheres e crianças. A preocupação com o crescimento da violência e consolidação do conceito de famílias de risco produziu uma pauta de discussão mais ampla dos problemas familiares. Por fim, o surgimento do Programa de Saúde da Família (PSF), na década de 90, apoiado pelo Ministério da Saúde, reflete a valorização da família nas agendas das políticas sociais brasileiras. O PSF também pode ser justificado em função das mudanças sociopolíticas operadas no País, dada à consolidação crescente da proposta neoliberal, que determina desinvestimento em saúde, em especial no âmbito hospitalar/curativo. Assim, tanto as exigências de um mundo globalizado, interessado na redução de custos dos serviços sociais e de saúde, requerendo lucros crescentes, mas, também, buscando a minimização de conflitos sociais, como as preocupações da sociedade com a desagregação social, impulsionaram a formulação, pelo Estado, de políticas públicas em direção à família, sendo o PSF uma das traduções desses movimentos. O Programa de Saúde da Família (PSF) constitui-se como processo de reforma incremental do Sistema Único de Saúde (SUS), recebendo a missão de ser o eixo estruturante da organização dos serviços no âmbito do sistema público de saúde no Brasil .Inicialmente formulado como programa, passa a ser definido e defendido como estratégia, especialmente a partir de 1997, data da segunda publicação do Ministério da Saúde sobre conceitos, objetivos, diretrizes e implementação do PSF. O PSF estrutura-se em uma unidade de saúde, com equipe multiprofissional, que assume a responsabilidade por uma determinada população, em território definido, onde desenvolve suas ações. Integra-se numa rede de serviços, de forma que se garanta atenção integral aos indivíduos e famílias, assegurando-se a referência e contrarreferência para os diversos níveis do sistema, de problemas identificados na atenção básica. Em abril de 2003, o PSF estava implantado em 4.276 municípios brasileiros, dispondo do total de 17.608 equipes de saúde da família (ESF), efetuando a cobertura de 57.850.891 de pessoas. Tais dados apontam para a importante difusão, interiorização dos profissionais de saúde e ampliação da cobertura da população com ações de saúde.

Objetivos

Geral: Desenvolver competências (conhecimento, habilidades e atitudes) necessárias aos profissionais de saúde, para realização de um cuidado integral aos indivíduos, famílias e comunidade, de acordo com os princípios do SUS e da ESF.







Específicos:



- Qualificar os profissionais para elaboração e realização de estratégias para promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde dos indivíduos, famílias e comunidade;



- Desenvolver conhecimentos e habilidades para resolver os problemas mais frequentes das áreas, de ordem biológica, social ou psicológica;



- Propiciar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para aplicação da epidemiologia na prática diária da equipe de saúde;



- Desenvolver a habilidade de comunicação e o trabalho interdisciplinar entre os profissionais das equipes de saúde;



- Desenvolver conhecimentos e habilidades para melhorar a integração das Equipes de Saúde da Família com a comunidade e com os demais níveis de saúde local;



- Instrumentalizar os profissionais para a formação de novos profissionais de saúde na perspectiva da educação permanente e da integração ensino-serviço;



- Discutir as ferramentas de trabalho utilizadas na ESF para um cuidado qualificado;



- Propiciar o entendimento dos indivíduos em suas singularidades e diversidades de gênero, étnico-racial e cultural;



- Estimular a prática de planejamento, análise e avaliação das informações produzidas, a fim de traçar as metas de atuação da ESF;



- Propiciar conhecimentos das bases legais e os aspectos relativos à gestão do processo de trabalho na ESF.

Público-alvo

Profissionais graduados na área da saúde, tais como enfermeiros, médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psicólogos, dentistas, educadores físicos e farmacêuticos.
  • Duração: 18 meses.

Investimento


1 Matrícula de R$ 502,50 + 20 Parcelas de R$ 502,50

Matrícula com 50% de bolsa: R$ 251,25

Bolsas para Parcelas:

1 - Ex-aluno Unoeste: bolsa de 15%, parcelas de R$ 427,00;

2 - Quero bolsa (pela página da pós) 12%, parcelas de R$ 442,00;

3 - Bolsa especial para empresas conveniadas

Obs.: os itens 1, 2 e 3 não cumulativos.

Mais Informações




Prof. Dra. Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro Risso.



Lattes: http://lattes.cnpq.br/7803102297833076







Profa. Dra. Fernanda Pataro Marsola Razera



Lattes: http://lattes.cnpq.br/1792947495893360







Profa. M.ª Renata Cristina de Oliveira Souza Castro



Lattes: http://lattes.cnpq.br/2507006261984563







Profa. Dra. Danielle Cristina Alves Feitosa Gondo



Lattes: http://lattes.cnpq.br/6155861693948373







Prof. M.e Fausto Gondo



Lattes: http://lattes.cnpq.br/4093866912010029







Profa. M.ª Tisuko Sinto Rinaldi



Lattes: http://lattes.cnpq.br/6662307446785345







Profa. M.ª Jhenifer Prescilla Dias



Lattes: http://lattes.cnpq.br/0415639827139372




Profa. Dra. Amanda Creste Martins da Costa Ribeiro Risso




Módulo 1: Políticas Públicas de Saúde e o Trabalho na Estratégia Saúde da Família



Disciplina 1: Introdução em Saúde da Família e Comunidade



Disciplina 2: O Estado e as Políticas Públicas de Saúde.



Disciplina 3: Princípios Gerais e o Processo de Trabalho na Estratégia de Saúde da Família (ESF).



Disciplina 4: Planejamento e Gestão em Saúde.



Disciplina 5: Vigilância em Saúde.



Disciplina 6: Projeto de Intervenção I.







Módulo 2: Integralidade na Atenção à Saúde



Disciplina 7: Família e Abordagem Familiar.



Disciplina 8: Promoção da Saúde e Intersetorialidade na Abordagem Familiar.



Disciplina 9: A Clínica Ampliada no Contexto da Atenção Primária em Saúde



Disciplina 10: Projeto de Intervenção II







Módulo 3: O Cuidado em Saúde por Ciclos de Vida e Saúde Mental



Disciplina 11: Atenção Integral à Saúde da Criança



Disciplina 12: Atenção Integral à Saúde do Adolescente



Disciplina 13: Atenção Integral à Saúde do Adulto



Disciplina 14: Atenção Integral à Saúde do Idoso



Disciplina 15: Atenção Integral à Saúde Mental



Disciplina 16: Projeto de Intervenção III







Módulo 4: Tópicos Especiais para o Trabalho em Saúde



Disciplina 17: Comunicação Interpessoal e Motivação



Disciplina 18: Liderança e Trabalho em Equipe



Disciplina 19: Projeto Integrador IV




360h




- Cópia do diploma de Curso Superior;



- Cópia do diploma de Curso Superior (frente e verso);



- Histórico Escolar do Curso Superior (frente e verso);



- Cópia do RG (frente e verso);



- Cópia do CPF;



- Comprovante de Residência (atualizado);



- Currículo (quando solicitado);



- 1 foto 3X4 recente.



Obs.:



(1) para candidatos brasileiros, todas as cópias deverão ser autenticadas em cartório ou conter o carimbo de autenticação da secretaria de Pós-Graduação Lato-Sensu da UNOESTE;



(2) para candidatos estrangeiros, o diploma de graduação e o histórico escolar devem estar devidamente reconhecidos/autenticados pelo Consulado Geral do Brasil no país de origem;



(3) para candidatos estrangeiros, os documentos de identificação pessoal (R.G. e C.P.F.) podem ser substituídos pela cópia das páginas do passaporte contendo a fotografia e a identificação do portador.



(4) para os cursos específicos para determinada categoria é exigida cópia a carteira do Conselho de classe.




Número mínimo de alunos: 10 alunos.



Atenção: A abertura da turma está condicionada ao número mínimo de alunos matriculados.

É reservada a instituição o direito de cancelamento do curso caso não seja atingido o número mínimo de alunos para início do mesmo.




Inscrição e apresentação de diploma de graduação na área da saúde.




Quinzenal.



Aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h.




AULA PRESENCIAL REMOTA (VIA MEET) - Ao vivo







Equipamentos de tecnologia da informação (Software) para a realização das aulas dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização
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