CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Nesta terça (17) é dia de simular uma desocupação predial

2º Simulado de Desocupação Predial e Primeiro Socorros ocorrerá no bloco B3, campus II da Unoeste; fique atento às orientações


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Nesta terça (17) é dia de simular uma desocupação predial
Iniciativa teve sua primeira edição realizada em setembro, no bloco H, no campus I da universidade

Nesta terça-feira (17), às 8h15, no bloco B3, campus II da Unoeste, será realizado o 2º Simulado de Desocupação Predial e Primeiro Socorros. Portanto, se você estiver nesse prédio no momento da atividade e escutar um barulho de sirene não se desespere, pois se trata de uma simulação.

A iniciativa é promovida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Seesmt) da universidade e conforme o coordenador do setor, Paulo Henrique Teixeira, estarão envolvidos os acadêmicos das graduações, funcionários que atuam no espaço, além de uma equipe composta por 60 brigadistas, que é treinada por Osvaldo Natal Ramos, 2º tenente reformado do Corpo de Bombeiros e integrante do corpo docente da instituição de ensino superior.

“Esse simulado visa preparar e organizar os meios existentes na universidade para salvar vidas, em caso de ocorrência de situação perigosa. No dia da evacuação será possível conhecer um pouco mais da nossa estrutura física, que é muito bem equipada. Contamos com vários hidrantes, alarmes, placas de sinalização, portas antipânico e iluminação de emergência, com saídas para todos os lados do edifício, mas nem todos da comunidade acadêmica conhecem as alternativas de cada pavimento, pois estão condicionados a utilizarem o mesmo acesso diariamente”, comenta Teixeira.

O engenheiro de segurança do trabalho destaca que a simulação é um treinamento prático para a equipe de brigadistas e levantamento de informações pertinentes. “Hoje em dia, os noticiários relatam várias catástrofes naturais, que quando atingem edificações, causam danos à vida e ao patrimônio. Muitos desses prejuízos são agravados por causa da ausência de um plano de ação de emergência. Pensando nisso, o Seesmt realiza uma força tarefa contínua, capacitando os funcionários da Unoeste,  para que eles saibam agir em situações adversas”.
 
Recomendações para evacuação predial
  • Ao ouvir o sinal da sirene saia em fila indiana, pegue somente bolsa e celular;
  • Siga as instruções dos brigadistas responsáveis pela evacuação;
  • Ao descer pelas escadas e/ou rampas permaneça do lado direito da mesma;
  • Mantenha-se calmo, não corra e siga as placas de sinalização;
  • Ao sair do prédio, dirija-se ao “pátio da igreja”, para as considerações do coordenador do Seesmt, Paulo Henrique Teixeira.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem