CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Software possibilita avaliação do rebanho bovino

Programa de computador está registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), sendo fruto da parceria Unoeste-Unesp


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Software possibilita avaliação do rebanho bovino
Doutores Marcelo Chacur da Unoeste (à esq.) e Luís Roberto Almeida Gabriel Filho da Unesp estão entre os envolvidos
Foto: Matheus Teixeira Software possibilita avaliação do rebanho bovino
Pesquisadores com o pró-reitor Acadêmico da Unoeste Dr. José Eduardo Creste (centro)

O desempenho do rebanho bovino para o pecuarista é fator fundamental no sucesso do seu negócio. E para alcançar os objetivos deve-se levar em conta que cada animal tem suas próprias características, ou seja, alguns precisam de mais suplementação para o ganho de peso do que outros, por exemplo. Em busca de uma avaliação mais eficaz e que traga resultados práticos, foi desenvolvido um software por meio de parceria entre pesquisadores da Unoeste, em Presidente Prudente, e da Unesp de Tupã. Entre os pesquisadores envolvidos estão os doutores Marcelo George Mungai Chacur e Luís Roberto de Almeida Gabriel Filho.

Denominado IMC Fuzzy, o programa de computador foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) com a participação ainda de outros autores, como Camila Pires Cremasco Gabriel, Deyver Bordin, Fernando Ferrari Putti e Luana Possari Mazieiro. Trata-se de um trabalho que envolve as áreas de medicina veterinária e matemática/ estatística, com base no cálculo do índice de massa corporal.

Chacur, que é professor da graduação em Medicina Veterinária e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Animal da Unoeste, destaca que este recurso tecnológico permite uma seleção qualitativa, de acordo com as necessidades do proprietário. “Com essas informações será mais fácil tomar as decisões, verificar quais vacas têm alto índice de natalidade e se sua condição corporal é alta”.

Luís Roberto, do mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento da Unesp, diz que outro ponto é a seleção genética. “O software detecta os animais mais eficientes e traz a oportunidade de uma conversão alimentar linear, assim é possível investir conforme a necessidade biológica de cada um”.

Outra questão ressaltada pelos pesquisadores é que muitos dos estudos correlacionados ao projeto de criação do programa de avaliação do rebanho bovino foram financiados por instituições como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Os pesquisadores foram recebidos recentemente pelo pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste, para uma conversa que visa dar sequência ao projeto. A intenção é estabelecer novas parcerias em busca sempre de converter a pesquisa em benefício à sociedade.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem