CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Investimento em rebanho leiteiro beneficiará a região

Unoeste investe R$ 200 mil na compra de vacas holandesa e jersey para ampliar produção leiteira em qualidade e quantidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Investimento em rebanho leiteiro beneficiará a região
Vacas possuem elevado potencial genético para a produção de leite
Foto: Gabriela Oliveira Investimento em rebanho leiteiro beneficiará a região
Infraestrutura da Faculdade de Ciências Agrárias aproxima alunos da realidade do campo
Foto: Gabriela Oliveira Investimento em rebanho leiteiro beneficiará a região
Dr. Frank Akiyoshi Kuwahara: “contribuição para elevar o potencial leiteiro da região”

O Instituto de Economia Agrícola (IEA) aponta que a região administrativa (RA) de Presidente Prudente é a segunda maior produtora de leite do Estado de São Paulo. Só em 2015, as cidades pertencentes a essa área, contabilizaram 227.687,96 litros de leite produzidos e um rebanho de 137.670 cabeças de gado leiteiro. Para contribuir ainda mais nesse cenário, a Unoeste investiu recentemente R$ 200 mil reais na aquisição de vacas das raças holandesa e jersey. Esses animais de alta qualidade genética serão fundamentais para o desenvolvimento de tecnologias capazes de aumentar o potencial leiteiro regional e ampliar os conhecimentos dos acadêmicos da Faculdade de Ciências Agrárias.

E como sempre a universidade levará o que há de melhor ao produtor rural, fazendo com que o conhecimento ultrapasse todas as fronteiras. Dr. Frank Akiyoshi Kuwahara é docente da área e foi um dos idealizadores desse projeto. “Esperamos contribuir para ampliação do número de animais que tenham uma performance superior no que diz respeito à produção de leite em termos de quantidade e qualidade. Mais do que isso poderemos, futuramente, fornecer aos produtores a oportunidade de adquirir gado de leite geneticamente superior”.

Para os futuros profissionais de Agronomia, Agronegócio, Medicina Veterinária e Zootecnia, ele acredita que o contato com esses animais proporcionará um aprendizado diferenciado, seja em relação a questões de fertilidade do solo e adubação das pastagens; no manejo sanitário e reprodutivo; na produção de forragens, manejo produtivo e nutricional; além da produção e bem-estar animal. “Mais do que aproximar os acadêmicos da realidade do campo, objetivamos o desenvolvimento de projetos técnico-científicos, contribuindo com inovação, com base na tríade ensino, pesquisa e extensão”, completa o professor universitário.

A estudante do 5º termo de Zootecnia, Gisele Cortez, considera essas aquisições importantes. “Trata-se de algo que enriquecerá nossa formação profissional, pois permitirá uma experiência com gado de raças distintas. Além de complementar o nosso embasamento, permitirá futuramente transmitir esse conhecimento ao produtor rural”.

Próximos planos – Kuwahara revela que em breve as instalações referentes à ordenha dos animais serão aprimoradas, proporcionando maior didática às aulas práticas.  “O que possibilitará melhores condições aos animais na etapa de produção, na qualidade do leite e em relação à praticidade do ordenhador”, finaliza.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem