CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Agronomia firma parceria com startup de mapeamento aéreo

Droneng utiliza drones para a geração de imagens georreferenciadas; graduação auxiliará na interpretação dos dados emitidos pela empresa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Agronomia firma parceria com startup de mapeamento aéreo
Testes com drone já foram realizados em uma área do campus 2 da Unoeste
Foto: Cedida Agronomia firma parceria com startup de mapeamento aéreo
Andrade Junior (à direita) com os representantes da Droneng

O avanço tecnológico é capaz de ajudar o homem do campo por meio de ferramentas inovadoras, como os drones e os veículos aéreos não tripulados (Vants). A versatilidade desses equipamentos, aliada ao desenvolvimento de softwares específicos e de sistemas globais de navegação e geoprocessamento, pode contribuir para que os agricultores otimizem a produtividade e diminuam os danos às lavouras. Ciente dessa importância, o curso de Agronomia da Unoeste firmou, recentemente, uma parceria com a Droneng.

O professor Dr. Oscar de Andrade Junior representa a graduação nesse processo. Ele defende que a agricultura de precisão veio para ficar. “Daqui a alguns anos, essa agricultura será tida como convencional”. Sobre a parceria, ele esclarece que a Droneng é especializada em fotogrametria – ciência que mapeia áreas por meio de câmeras integradas em Drones capturando imagens aéreas com precisão. “Por meio de uma equipe multidisciplinar é possível analisar um problema e, posteriormente, propor uma solução com mapas inteligentes”.

Para o docente, essa relação estreita entre a universidade e a empresa é muito positiva. “A adoção dessas ferramentas tecnológicas nos fornecerá maior precisão e diversidade de imagens das nossas áreas de cultivo, minimizando custo e tempo para análise e planejamento agrícola”. Revela que, futuramente, a Agronomia auxiliará na interpretação dos dados emitidos pelo software dessa empresa para a visualização das pragas e doenças que acometem os diversos tipos de culturas. “Poderemos, também, identificar possíveis falhas de plantio ou ataques de determinadas pragas ou doenças”.

Primeiras ações – Andrade Junior comenta que, recentemente, a Droneng esteve no campus 2 da universidade para a realização de um teste com drone. “O equipamento batizado por batmap fez um sobrevoo nessa área onde foi possível, por meio do sistema de navegação GPS e de câmaras fotográficas, registrar várias imagens em alta resolução de culturas como a laranja, café e eucalipto”. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem