CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisador abre possibilidade para articular intercâmbios

Holandês radicado na Inglaterra visita Unoeste e deixa em aberto viabilidade de estudos da pós stricto sensu


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Pesquisador abre possibilidade para articular intercâmbios
Guelfi, Machado Neto, Lima, Toorop, Araújo e Creste

Vinculado ao Departamento de Conservação de Sementes do Kew Royal Botanic Gardens, na Inglaterra, o pesquisador holandês Peter Ewin Toorop faz palestra em seminário na Unoeste e deixa em aberto a viabilidade de articular intercâmbios para estudantes de mestrado e doutorado. Possibilidade reafirmada junto à Reitoria, com o vice-reitor Brunno de Oliveira Lima Aneas, e aos pró-reitores Acadêmico, José Eduardo Creste e de Pesquisa e Pós-graduação, Adilson Eduardo Guelfi. A visita do biólogo vinculado ao Millennium Seed Bank Project, projeto de proteção à biodiversidade global, reafirmou antigos laços mantidos com os pesquisadores Nelson Barbosa Machado Neto e Ceci Castilho Custódio, ambos da Unoeste.

Na terça-feira (9) à noite, Toorop fez palestra no seminário internacional para professores e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação, que superlotaram o Auditório Ipê, com capacidade de 125 lugares. Estiveram envolvidos os cursos de graduação em Agronomia e Ciências Biológicas, do mestrado e doutorado em Agronomia e do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. “Fiquei surpreso, pelo número maior de pessoas do que eu imaginava, por terem permanecido o tempo todo e ao final fizeram boas perguntas”, disse em relação ao seminário “Seed Germination and Water Control”, a germinação de semente em controle de água.

Conservação foi o assunto que precedeu às informações científicas sobre germinação, possibilitando ao palestrante concluir que a entrada de água na semente é controlada por temperatura e nitrato. A palestra foi ilustrada com gráficos e imagens dos processos de germinação, especialmente capturadas para estudos, mediante a utilização de novas tecnologias, com software específico. Contou que o banco mundial de sementes tem mais de 30 mil espécies. Um projeto que nasceu nos anos 1990, foi aplicado no primeiro decênio dos anos 2000 e atingiu seu objetivo de estocar, até 2010, 10% da biodiversidade global.

Para o estudante do 3º termo do curso de Agronomia, Helder Sampaio Ferrazza, o seminário internacional é um exemplo de como a Unoeste mantém o foco global sobre o ensino e a pesquisa. Oriundo de São Bernardo do Campo (SP) e com pontuação suficiente para escolher uma universidade pública federal ou estadual, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), se identificou e optou pela Unoeste ao pesquisar a qualidade do ensino vinculado à pesquisa e à extensão na graduação, especialização, mestrado e doutorado. Teve especial atenção aos estudos do sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF). 

Guelfi e Machado Neto avaliaram o seminário e a visita como muito importante para os interesses da universidade em projetar seus estudos e à sua marca internacionalmente. “É mais uma oportunidade de mostrar que a Unoeste é muito boa e está no caminho certo, em busca de projeção internacional”, pontuou Guelfi. Ao conversar com vários professores pesquisadores, Toorop detectou o que classificou como “competência no trabalho com pesquisa” e disse ser muito positivo o fato da universidade atuar em todas as áreas do conhecimento.

Na abertura do seminário, conduzido por Machado Neto, o visitante foi saudado pelo coordenador da graduação em Agronomia, Dr. Carlos Sérgio Tiritan, que também é vice-coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia. Em reunião na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), na manhã desta quarta-feira (10) também esteve com o coordenador do mesmo programa, Dr. Fábio Fernando de Araújo. Toorop conheceu boa parte da estrutura instalada nos campi I e II. Juntamente com Machado Neto concedeu entrevista à Rádio Facopp, para o estudante Heitor Pedroso Alves, que fez as perguntas e traduziu as repostas em inglês.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem