CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisadora participa de congresso de medicina respiratória

Fisioterapeuta Dra. Francis Pacagnelli apresenta resultados de projeto Fapesp desenvolvido em colaboração entre Unoeste e Unesp


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Pesquisadora participa de congresso de medicina respiratória
Dra. Francis Pacagnelli no Congresso Internacional ERS, na Espanha

A Unoeste é representada no mais importante evento de medicina respiratória da Europa e um dos mais importantes do mundo, o Congresso Internacional ERS - European Respiratory Society (Sociedade Respiratória Europeia). A fisioterapeuta Dra. Francis Lopes Pacagnelli, pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Animal que oferece mestrado e doutorado, participa do congresso, que é realizado em Madri, na Espanha. O evento teve início no dia 28 de setembro e terminará nesta quarta-feira (2).

Em forma de pôster, a pesquisadora apresentou resultados de pesquisa da área de avanços no tratamento da hipertensão pulmonar. O estudo intitulado “Efeitos de treinamento preventivo em um modelo animal de hipertensão pulmonar induzido por monocrotalina” decorre de projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)  que envolve a Unoeste e a Unesp de Botucatu (SP).

Além de Francis, pela Unoeste participam também a bolsista em iniciação científica no curso de Fisioterapia Raisa de Jesus Dutra Dias, o professor de Fisioterapia e aluno do doutorado Thaoan Bruno Mariano, a professora do curso de Estética e Cosmética Ana Karênina Dias de Almeida Sabela, a professora de Fisioterapia Ana Paula Coelho Figueira Freire e a aluna do mestrado Lauren Chrys Soato Marin Schaffer .

Foto: Cedida Pôster do estudo apresentado pela pesquisadora Dra. Francis Pacagnelli
Pôster do estudo apresentado pela pesquisadora Dra. Francis Pacagnelli

Pelo campus da Unesp em Botucatu estão envolvidos os doutores  Luís Antonio Justulin Junior, Robson Francisco Carvalho e Katashi Okoshi. “É um congresso que tem me permitido interagir com vários outros profissionais do mundo inteiro”, comenta Francis, que revela ainda que o trabalho apresentado foi bem avaliado por professores de Harvard, nos Estados Unidos, da Inglaterra, Espanha e Brasil.

Com isso, surgiu a aproximação e o interesse na formalização de parceria para ampliar a colaboração do estudo com a pesquisadora espanhola Dra. Izabel Blanco e com a médica brasileira e pesquisadora na área de hipertensão pulmonar Dra. Verônica Moreira Amado, da Universidade de Brasília (UnB).

Mestres e doutores – O coordenador do programa, Anthony César de Souza Castilho, anuncia a aprovação em bancas de defesa pública de seis novos mestres e doutores. Novos mestres: Adriano Felipe Nunes, Denis Robison Gomes e Robson Diego Silva Gonçalves. Novos doutores: Danielle Antonelli Motta Sgrignoli, Vanessa da Silva Alves Gossler e Ana Karênina Dias de Almeida Sabela.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem