CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste é certificada com Selo Verde pela Cooperlix

Parceira do projeto da Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis, Universidade recebeu homenagem pelo apoio e iniciativa na coleta seletiva


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Marcos Sanches Unoeste é certificada com Selo Verde pela Cooperlix
Professora doutora Alba Arana representou a Unoeste na solenidade de entrega do Selo Verde


A Unoeste recebeu o Selo Verde “Empresa Amiga da Cooperlix” durante cerimônia solene na Semana do Meio Ambiente promovida recentemente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Presidente Prudente. O certificado foi uma homenagem ao trabalho de coleta seletiva que a Universidade desenvolve, bem como pela parceria no projeto da Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis (Cooperlix).

O selo foi entregue à professora doutora Alba Regina Azevedo Arana, diretora da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste, no Auditório da FCT da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Na ocasião, Arana ministrou a palestra “Coleta Seletiva em Presidente Prudente”. A atividade ocorreu no início deste mês.

Durante sua fala, Arana fez um resumo sobre a implantação da Cooperlix e do Projeto de Políticas Públicas, o papel de cada parceiro e colaboradores, objetivos, metas e a posição atual da Cooperlix.

Segundo Arana, o problema ambiental mais grave de Presidente Prudente é a degradação dos recursos naturais associada à erosão do solo, desmatamento da mata ciliar e assoreamento dos corpos d’água. “Os resíduos sólidos são despejados em locais inadequados (lixão). Além disso, nem todo lixo do município passa pela coleta seletiva”.

Daí a importância da reciclagem e responsabilidade ambiental segundo Arana. “Como benefício de cada processo realizado na etapa de reciclagem, pode-se citar, agregação de valor ao produto, geração de novos empregos na comunidade e viabilização da formação e a sobrevivência de grupos de cooperados”.

Para Arana, o sucesso dessa iniciativa depende da integração entre políticas e planejamento, o envolvimento de amplos segmentos sociais, a participação popular, o incremento da cidadania, o estabelecimento e a consolidação de parcerias.

Outro ponto importante abordado pela docente foi o papel social da Cooperlix. De acordo com ela, o trabalho, via cooperativa, é essencial para a construção da identidade de seus cooperados, que podem formar novas redes sociais, dando-lhes referências e norteando suas vidas. “Pode significar para seus cooperados um modo de viver ou querer viver com dignidade”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem