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Medicina da Unoeste recebe conceito máximo do MEC

Curso completa 25 anos e recebeu visita in loco que confirma excelência no ensino médico


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Foto: Ector Gervasoni Medicina da Unoeste recebe conceito máximo do MEC
Contato com a comunidade é um dos pontos centrais da formação médica
Foto: Ector Gervasoni Medicina da Unoeste recebe conceito máximo do MEC
Futuros médicos estão inseridos no contexto da atenção básica de saúde; na foto, atividade na UBS do Brasil Novo
Foto: Débora André Medicina da Unoeste recebe conceito máximo do MEC
Laboratório de Habilidades e Simulação promove a interdisciplinaridade entre diferentes profissionais


Como parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o curso de Medicina da Unoeste recebeu este mês avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep/MEC) para visita in loco de renovação de reconhecimento do curso. O relatório foi disponibilizado nesta sexta-feira (12) e apresenta o conceito final 5, considerado o máximo – excelente. A atribuição levou em consideração três dimensões: Organização Didático-Pedagógica (4,7), Corpo Docente (4,8) e Infraestrutura (4,7).

“O resultado confirma a qualidade do ensino da Faculdade de Medicina da Unoeste”, comemora o pró-reitor acadêmico, Dr. José Eduardo Creste. A graduação na área tem compromisso com a formação médica desde 1988, ou seja, completa 25 anos em 2013. “Nossa missão é formar profissionais éticos e humanos, capacitados a promover, proteger e recuperar a saúde dos pacientes, com responsabilidade social, compromisso com a cidadania, sendo promotores da saúde integral do ser humano”, destaca o diretor da faculdade, Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba.

Para alcançar este referencial foi necessário muito trabalho e empenho da coordenação da graduação, em tudo o que envolve o processo de formação do profissional médico. “Ações como: atualização do projeto pedagógico, atividades integradoras, educação continuada, teste de progresso individual, apoio psicopedagógico, incentivo à Extensão e à Pesquisa, reforço do incentivo à qualificação docente, implantação do Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim), fortalecimento do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp), com a inclusão até de temáticas sobre a educação das relações étnico-raciais e preservação ambiental, entre várias outras propostas implantadas, vieram fortalecer o ensino médico na Unoeste”, revelam os coordenadores do curso Michel Jorge Cecílio e Nilva Galli.

Gabriel Carapeba afirma que a direção e a coordenação trabalham intensamente para que novas melhorias continuem a fortalecer a estrutura pedagógica e física da graduação, pois “a universidade sabe que ainda existem vários pontos a serem melhorados e já está trabalhando para isso”.

O curso de Medicina da Unoeste possui 15 ligas acadêmicas, programa de monitoria, serviço de orientação ao estudante, programa de tutoria, participação em diversos eventos voltados à comunidade, prestação de serviços em escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs).

Entre os destaques está a parceria com o Hospital Regional de Presidente Prudente (HR), que serve de campo de estágio para os acadêmicos e, em contrapartida por meio dos docentes, pesquisadores, preceptores, funcionários e dos próprios estudantes, a universidade tem colaborado na prestação de serviços nas mais diferentes áreas do saber médico, entre outras. O HR presta assistência médica eletiva e de urgência/emergência para uma região composta por 45 municípios.

Os acadêmicos são parte fundamental no processo de crescimento e fortalecimento do curso e estão mobilizados em atividades que envolvem tanto assuntos acadêmicos e científicos, através do seu diretório, bem como no desenvolvimento do desporto, por meio da associação atlética.

Com experiência na formação médica, a universidade contribui para o aprimoramento e desenvolvimento da saúde na cidade e região, com a formação de profissionais qualificados, colaborando para uma melhor qualidade de vida da população.

Dimensões avaliadas – As três dimensões avaliadas foram subsidiadas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico do Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais e o Formulário Eletrônico preenchido pela instituição no e-MEC. No relatório final, vários pontos foram destacados como “contemplando as exigências do MEC de forma excelente”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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