CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Arte eleva autoestima de idosos

Acadêmicos e professores, por meio de trabalhos manuais e comemoração de datas festivas, promovem alegria no Lar São Rafael


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Arte eleva autoestima de idosos
Atividade de extensão promove ação acolhedora
Foto: Cedida Arte eleva autoestima de idosos
Professora Aliete Sylla conferindo o resultado dos trabalhos dos alunos
Foto: Cedida Arte eleva autoestima de idosos
Entrega de chocolates na ala masculina


O projeto de extensão “Lar São Rafael: qualidade de vida, identidade e cultura”, com iniciativa da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste, realiza, durante todo o ano, diversas oficinas de trabalhos manuais, na instituição que abriga idosos.

De acordo com a professora mestre Carmen Lúcia Kohl Martinez Paz, que além de coordenadora dos cursos de Matemática e Física, também é responsável pelo projeto de extensão da Faclepp, explica que as atividades lúdico-pedagógicas, desenvolvidas por meio da interação entre idosos, acadêmicos e professores, têm como objetivo melhorar a qualidade de vida e a autoestima, num ambiente alegre e acolhedor.

Um grupo de dez alunos de vários cursos da Faclepp, com a orientação da professora mestre Aliete Maria Gianelli Sylla, do curso de Artes Visuais, desenvolvem trabalhos como pintura de cartões, marcadores de livros, enfeites para geladeiras, porta bombons e uma diversidade de outras pequenas obras de arte. “Além dos trabalhos, todos participam da comemoração de datas festivas como Páscoa, Dia das Mães, festa junina e dos aniversariantes do semestre”.

Aliete relata que o grupo acadêmico leva os materiais prontos para montar. Os idosos sem limitações físicas participam da colagem e do acabamento de cada trabalho. Já os desenhos dos cartões, feitos com tinta guache, são pincelados pelos idosos. Segundo a arte-educadora, as irmãs arrecadam uma verba extra para o orçamento da instituição com a venda desses cartões.

“O mais importante desse projeto é o contato humano. Os idosos querem conhecer os acadêmicos, contar algumas histórias de suas vidas, ou simplesmente desejam receber um abraço e um pouco de atenção. Realizamos duas festas, uma em cada semestre, para comemorar os aniversários de forma coletiva”, ressalta Aliete.

Para a acadêmica Cleonice Silva Pereira, do 3o termo de Artes Visuais, a experiência é enriquecedora. “Tudo o que apresentamos aos idosos, eles recebem de braços abertos. Eles nos dão atenção especial e somos muito bem tratados pela equipe da instituição”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem