CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Rede de Bibliotecas adquire nova plataforma virtual

Minha Biblioteca facilita a pesquisa digital dos acadêmicos e ainda possibilita o trabalho em grupo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Natália Maiolini Rede de Bibliotecas adquire nova plataforma virtual
Plataforma oferece variedade de títulos digitais aos usuários
Foto: Natália Maiolini Rede de Bibliotecas adquire nova plataforma virtual
Vice-presidente do Esquadrão da Vida, Natal Aquoti recebe doações de Regina Liberati Silingovschi, coordenadora da Rede de Bibliotecas da Unoeste
Foto: Natália Maiolini Rede de Bibliotecas adquire nova plataforma virtual
Funcionários da unidade de informação do campus I, com o vice-presidente da entidade


A Rede de Bibliotecas da Unoeste adquiriu recentemente uma nova base de dados de livros virtuais, denominada “Minha Biblioteca”. Trata-se de uma plataforma simples e moderna, que pode ser acessada de qualquer lugar pela internet, seja por meio de computador, assim como celulares e tablets.
 
A Minha Biblioteca é um consórcio formado pelas quatro principais editoras de livros acadêmicos do Brasil – Grupo A, Atlas, Grupo GEN e Saraiva – que se uniram para oferecer às instituições de ensino superior um ambiente prático e inovador para acesso a conteúdos técnico e científico de qualidade pela internet por meio da chamada computação nas nuvens.
 
Nessa plataforma, os estudantes terão acesso rápido e fácil a 5.300 títulos de livros acadêmicos entre as principais publicações de diversas áreas de especialização: direito, ciências sociais aplicadas, saúde, entre outras. Os alunos pode acessar o mesmo conteúdo ao mesmo tempo e cada um terá uma conta de acesso individual pela qual poderá fazer realces e anotações no texto e armazenar para pesquisas futuras.
 
De acordo com Regina Liberati Silingovschi, coordenadora da Rede de Bibliotecas da Unoeste, o acesso aos livros virtuais começou pela Biblioteca Virtual Pearson, um acervo digital composto de mais de 2.400 títulos em mais de 40 áreas de conhecimento. “Observamos a boa aceitação dos acadêmicos por essa ferramenta e, por isso, decidimos adquirir também a Minha Biblioteca. Só no mês de maio tivemos 20.242 visualizações da Pearson”, destaca. Por conta desse aspecto positivo, ela revela que foi renovado o acesso à Pearson.
 
Para ela, a utilização de fontes digitais é extremamente importante, pois o universitário conhece uma nova forma de pesquisa e aprende a se acostumar a ela. “Ele aprende a pesquisar não só em livros, mas também nas bases de dados que são muito importantes. Abre um mundo novo para o aluno.” Ela destaca ainda a possibilidade de compartilhamento da plataforma com os colegas, na qual é possível que os estudantes trabalhem em grupo, cada um na sua casa. “O estudante vai destacando trechos através de cores e assim cada um faz uma parte do trabalho, se comunicando pela Minha Biblioteca”.
 
O acesso a ambas as bases de dados acontece no próprio site da universidade. Os funcionários têm acesso por meio da rede administrativa e os professores e alunos pelas informações acadêmicas, sendo que alguns cursos devem utilizar a Pearson e outros a Minha Biblioteca, de acordo com decisão dos próprios coordenadores, que escolheram o acervo mais adequado para os acadêmicos.
 
Doações – A Rede de Bibliotecas da Unoeste doou na manhã desta segunda-feira (30), 6.368 publicações, entre livros e periódicos, para o Esquadrão da Vida, entidade filantrópica e casa de reabilitação para dependentes químicos e de álcool de Presidente Prudente (SP).
 
Segundo Regina, as unidades da biblioteca da Unoeste recebem diariamente doações de livros de entidades, editoras e da população, mas nem todas são incorporadas no acervo, por não se tratar de obras universitárias ou já haver quantidade suficiente do título nas estantes, por exemplo. O que não é utilizado é então encaminhado para as entidades. “Nós consideramos que esse material pode servir para outras pessoas. Imagino que é uma alegria para essa instituição receber caixas de livros para compor a sua própria biblioteca. Podemos observar que as instituições beneficiadas por ações como essa ficam muito satisfeitas”. 
 
O Esquadrão da Vida funciona desde a década de 1980, atendendo homens que passam por tratamento com acompanhamento médico e psicológico e que se estende às famílias. No local, os internos também realizam trabalhos voluntários. Natal Aquoti, vice-presidente da entidade, lembra a importância desse gesto. “Essa doação é muito bem-vinda por nós, pois incluímos esse material no período de educação dos internos, o que é muito bom”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem