CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste tem arquivos de material biológico pioneiros no país

Biobancos da universidade são de anatomia patológica e odontologia


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Unoeste tem arquivos de material biológico pioneiros no país
Dra. Gisele Nai mostra acervo de anatomia patológica, existente desde 1978
Foto: Matheus Teixeira Unoeste tem arquivos de material biológico pioneiros no país
Dentes são identificados um a um, esterilizados e armazenados adequadamente


A Unoeste é um dos poucos locais do Brasil com arquivos de material biológico humano, tecnicamente chamados de “biobancos”. À vista disso, em Presidente Prudente (SP) existem dois: o do Laboratório de Anatomia Patológica e o da Faculdade de Odontologia, gerenciados pela universidade e autorizados legalmente pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para ter seus conteúdos usados em estudos científicos, desde que haja autorização dos envolvidos.

“Ter o aval da Conep é importante, pois mostra a preocupação da universidade em fazer pesquisas dentro dos preceitos éticos nacionais e internacionais”, declara a professora doutora Gisele Alborghetti Nai, responsável institucional pelo biobanco de Anatomia Patológica da Unoeste, um dos primeiros desse segmento regulamentados no país. No arquivo da universidade, que concentra material desde 1978, há cerca de 80 mil lâminas e blocos de parafina com materiais de biópsias, exames e cirurgias de todas as partes do corpo humano, junto aos respectivos laudos. A compilação está toda informatizada, a fim de agilizar buscas.

O biobanco da Faculdade de Odontologia da Unoeste é um dos dois únicos da área que estão cadastrados na Conep. Iniciado em 2013, conserva dentes extraídos e incorporados ao acervo por meio de termos de doação e consentimento. “O biobanco possibilita o desenvolvimento de pesquisas científicas realizadas por graduandos, pós-graduandos e demais pesquisadores, gerando um avanço na odontologia”, declara a cirurgiã-dentista Dra. Eliane Cristina Gava Pizi, responsável institucional deste biobanco. Ainda segundo a professora, é importante que principalmente os dentistas sejam conscientes de que doar dentes da maneira correta é fundamental.

Em uma definição ampla do Conselho Nacional de Saúde, um biobanco é uma “coleção organizada de material biológico humano e informações associadas, sem fins comerciais”. As Diretrizes Nacionais para Biorrepositório e Biobanco de Material Biológico Humano com Finalidade de Pesquisa, as quais a Unoeste segue à risca, preveem padrões éticos e legais aos biobancos e define que o prazo de armazenamento dos materiais biológicos é indeterminado. Como a Unoeste está de acordo com as normas, as investigações científicas de alunos e professores são ampliadas e atingem o objetivo principal de melhorar os tratamentos aos pacientes.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem