CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos do Cidadescola plantam árvores em área de preservação

Ação ambiental marca o encerramento das atividades do programa Horta Suspensa no presente ano letivo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Alunos do Cidadescola plantam árvores em área de preservação
Plantio de árvores em área de preservação no campus II da Unoeste
Foto: João Paulo Barbosa Alunos do Cidadescola plantam árvores em área de preservação
Atividades recreativas, realizadas no Centro Esportivo do campus II
Foto: João Paulo Barbosa Alunos do Cidadescola plantam árvores em área de preservação
Envolvidos no encerramento das atividades 2014 do Horta Suspensa


Pelo segundo ano consecutivo o programa Horta Suspensa, de iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e com o envolvimento de alguns cursos da Unoeste, é desenvolvido na Escola Municipal Domingos Ferreira de Medeiros, no Jardim Guanabara. Atualmente são 110 alunos envolvidos, todos do primeiro ciclo do ensino fundamental e inseridos no Cidadescola, um programa que oferece ensino em tempo integral, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). O encerramento das atividades do presente ano letivo ocorreu na manhã desta quarta-feira (26), com o plantio de árvores em área de preservação do campus II e a realização de atividades recreativas no Centro Esportivo, também no campus II da Unoeste.

Para a professora comunitária Andréia Lyria de Alencar Bassanezi o programa tem sido de grande importância no processo educacional dos alunos da escola, que fica na zona norte de Presidente Prudente. Além de aprenderem o cultivo de hortaliças e legumes, meninos e meninas contam com outras atividades, como as desta manhã. “Temos muito que agradecer à Unoeste”, disse Andréia que esteve acompanhada dos oficineiros Thiago Constantino Barbosa, Sandra Pierri Cruz, Heliana Poiani Brigato e Laura Regina Maciel. Em Área de Preservação Permanente (APP) foram plantadas 110 mudas de árvores, todas de espécies nativas: pau-ferro, cabriúva, jambo silvestre, ingá, fruto-do-pombo e louro-pardo; conforme o técnico agrícola Murilo Alonso Dogma, que trabalha no viveiro de mudas da universidade.

Recepcionados pela coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais da Proext, Graziella Plaça Orosco de Souza, juntamente com a assessora de integração comunitária Luciana Lorençon e o professor Hilton Vitolo, os escolares contaram com a ajuda, para o plantio das mudas, dos estudantes Kelvin Jean Santos Masselani e Kátia Cristina de Melo Tavares Vieira, do curso de Ciências Biológicas; Caroline Nonato de Oliveira, da Agronomia; Jayne Lopes Moura, Giovana Peruchi Simões, Ana Caroline de Oliveira e Bruna Fagliari Spósito, do curso de Arquitetura e Urbanismo.  Todos se envolveram na recreação ofertada para as 40 crianças para as quais, ao final, foi servido o café da manhã.

Conforme Graziella, o programa tem apresentado bons resultados, sendo bem avaliado no final do ano passado pelos professores, alunos e seus pais. A avaliação deste ano está sendo planejada para ocorrer nos próximos dias, possivelmente já na próxima semana. Além dos cursos de Ciências Biológicas e de Arquitetura e Urbanismo, também há o envolvimento do curso de Agronomia. Na horta suspensa, feita em baldes plásticos disponibilizados em prateleiras de madeira, o cultivo tem um olhar especial para noções de preservação ambiental. O plantio de árvores reforçou esse olhar voltado ao desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem