CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mania de Cão reúne 8 mil pessoas e 4 mil animais

Iniciativa da TV Fronteira conta com a parceria da Unoeste na prestação de serviços de entretenimento, saúde animal e meio ambiente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Mania de Cão reúne 8 mil pessoas e 4 mil animais
Futuras veterinárias com os cães Chiara e Dimitri conscientizaram sobre a doação de sangue animal
Foto: Gabriela Oliveira Mania de Cão reúne 8 mil pessoas e 4 mil animais
Quiz Game oferecido pela Faculdade de Informática (Fipp) foi sucesso de público durante o evento
Foto: Gabriela Oliveira Mania de Cão reúne 8 mil pessoas e 4 mil animais
Proprietária do George, de 1 mês e meio, Jucimara levou para casa mudas de ipê branco e pitanga

Você sabia que o cachorro mais inteligente é o da raça boder collie e o menor é o chihuahua? Essas foram algumas das curiosidades reveladas pelo Quiz Game, software desenvolvido pela Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste, especialmente para o Mania de Cão. A 8ª edição do evento foi realizada neste domingo (16), no Parque do Povo de Presidente Prudente. Promovida pela TV Fronteira, a inciativa conta com a parceria da universidade.

Fernanda Caroline Lemos dos Santos trouxe a cachorra Nina, de 15 anos, para prestigiar o evento. “Aproveitei para jogar o Quiz Game. Foi uma experiência legal que me deixou mais informada sobre o universo canino”. O coordenador de cursos da Fipp, Haroldo Alessi revela que a atividade contou com o apoio acadêmico. “Os universitários auxiliaram na realização da atividade e fizeram a distribuição de brindes que variavam conforme a pontuação dos participantes”.

Em uma manhã de diversão que reuniu cerca de 8 mil pessoas e 4 mil cães, a prestação de serviços para aquele que é considerado o melhor amigo do homem foi um dos destaques. Como já é tradição, o curso de Medicina Veterinária da Unoeste promoveu atendimentos relacionados às doenças mais comuns nos animais como olho seco, diabetes e tumor de mama. “Futuros profissionais e docentes da graduação fizeram alguns exames e, principalmente, orientaram aos proprietários sobre os principais sinais clínicos das doenças para uma identificação precoce”, explica a diretora do curso, Glaucia Prada Kanashiro.

Uma novidade dessa edição do Mania de Cão foi o cadastro de doadores de sangue animal. “Para essa ação contamos com a participação especial da Chiara e do Dimitri. Esses animais são do canil da Unoeste e contribuem para o estoque de sangue animal da instituição”, conta Glaucia. De acordo com ela, o procedimento é indolor e dura entre 10 e 30 minutos. “O nosso objetivo é sensibilizar os proprietários, mostrando que esse gesto pode salvar a vida de muitos cães. É importante informar que podem ser doadores animais sadios que não estejam em fase de gestação e tenham o peso superior a 25 kg. Os interessados podem procurar o Hospital Veterinário (HV), localizado no campus II. Todas as etapas realizadas na triagem do animal são gratuitas”, informa a diretora da graduação.

Luiz Carlos Bazilio da Silva realizou uma bateria de exames na cachorra Lessi, de 2 anos e 4 meses. “Fui muito bem atendido pela equipe da universidade e o único aspecto de maior atenção é que a Lessi está 5 kg acima do peso”, diz. Essa constatação foi realizada pelo curso de Zootecnia da Unoeste, responsável pela pesagem e atendimentos de nutrição animal.
O meio ambiente também foi lembrado no 8º Mania de Cão. Isso porque o curso de Agronomia fez a doação de 500 mudas frutíferas e nativas. “Ipês branco e rosa, oiti, nim, pau-viola, pitanga e pinha foram as espécies disponibilizadas à comunidade. Realizamos ainda a distribuição de panfletos com orientações sobre o plantio e manutenção das plantas”, comenta o docente Paulo Claudeir Gomes da Silva.

Para Jucimara Aparecida Olimpo, as mudas de ipê branco e pitanga foram um dos brindes mais importantes. “Trouxe o George, de 1 mês e meio, para passear e aproveitei para arborizar a minha casa nova. Para aqueles que têm algum espaço em casa, recomendo que plantem uma árvore, pois além de dar sombra e frutos torna o ambiente mais bonito”.

Superou expectativas – A supervisora de marketing da TV Fronteira, Claudiny Dias Conehero salienta que a 8ª edição do Mania de Cão recebeu um público acima do esperado. “Ficamos felizes com a adesão maciça da comunidade, que teve a oportunidade de usufruir desse evento que nesse ano trouxe algumas novidades: como a mudança do percurso da Cãominhada e o cadastro de doadores de sangue”. Ela lembra que a parceria com a Unoeste é importante na idealização desse projeto. “Os serviços prestados pela universidade fazem toda a diferença, pois além de contribuir com o bem-estar animal, divertem e ajudam na preservação do meio ambiente”.

Além dos cursos de graduação, o Mania de Cão também contou com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem