English

Você está em: Unoeste » Notícia

12/4/2012

Escritora Márcia Tiburi fará conferência final do Enepe 2012

Doutora em filosofia, é autora de vários livros, colunista da Revista Cult e professora universitária

  • Foto: Divulgação
    Márcia Tiburi aceita convite da Unoeste e confirma participação no evento de Ensino, Pesquisa e Extensão


O Enepe 2012 – que é o Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste – está em fase de organização. Será realizado de 22 a 25 de outubro. É elaborada extensa programação. Para a conferência de abertura já havia sido confirmada e noticiada a escritora Viviane Mosé. Agora, ocorre o anúncio da também escritora Márcia Tiburi para a conferência final. O megaevento será aberto às 19h30 do dia 22, uma segunda-feira, no Teatro Universitário César Cava. O encerramento ocorrerá no dia 25, uma quinta-feira, às 19h30 no mesmo local.

A conferência contemplará a temática geral do Enepe, que é Universidade sem fronteiras: da fragmentação à totalidade. Assim, a escritora discorrerá sobre Educar para a vida: uma reflexão sobre educação, ética e conhecimento. A proposta por ela formulada visa um questionamento dialógico sobre o sentido da educação universitária como criadora de elos sociais, de linguagem e de conhecimento fundadores de cultura. A intenção é mostrar como a cultura precisa ser pensada como fator ético.

"A pergunta 'para que ensinar? Nos envia a esta reflexão apoiando-se nas perspectivas em que os motivos do ensino e as metodologias voltadas ao por que e como ensinar precisam ser revistas na direção de um projeto de educação entendido como projeto ético. A integração como método da formação científica, humanística e artística é tarefa da universidade. Também é tarefa da universidade a formação do cidadão do mundo que é o seu estudante. Que educação temos e que educação queremos é a pergunta que tentaremos responder neste contexto", diz a escritora.

Márcia Tiburi é graduada em filosofia (PUC-RS) e artes (UFRGS) e mestre (PUC-RS, 1994) e doutora em filosofia (UFRGS, 1999). Publicou diversos livros de filosofia, entre eles as antologias As Mulheres e a Filosofia pela Editora Unisinos em 2002. O Corpo Torturado, Editora Escritos, 2004, e Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero, Edunisc, 2008, Seis Leituras sobre a Dialética do Esclarecimento, UNIJUí, 2009.

Publicou também os ensaios: Crítica da Razão e Mímesis no pensamento de Theodor Adorno, EDIPUCRS, 1995; Uma outra história da razão, Editora Unisinos, 2003, Diálogo sobre o Corpo, Escritos, 2004; Filosofia Cinza - a melancolia e o corpo nas dobras da escrita, Escritos, 2004; e Metamorfoses do Conceito, Editora UFRGS, 2005.

Em 2008 publicou Filosofia em Comum - para ler junto, pela Editora Record. Publicou em 2009, em parceria com Denise Mattar, o livro Maria Tomaselli, sobre a artista homônima. Em 2010 publicou o infantil Filosofia Brincante (Record) e Diálogo/Desenho, pela Editora Senac. Em 2011 publicou Olho de Vidro, a televisão e o estado de exceção da imagem, pela Record.

Em 2005 publicou os romances Magnólia, indicado em 2006 ao Jabuti de melhor romance e o segundo volume da série Trilogia Íntima chamado A Mulher de Costas em 2006, ambos pela Editora Bertrand Brasil. Em 2009 finalizou a série intitulada Trilogia Íntima com o romance O Manto, também pela Record.

Agora em 2012 publica o romance Era Meu esse Rosto pela Editora Record. Ainda em fase de impressão encontram-se os livros Diálogo/Dança e Diálogo/Fotografia, pela editora do Senac-SP. Como escritora, já participou de diversos eventos literários, entre eles a Jornada Literária de Passo Fundo, a Fliporto, o Festival da Mantiqueira, a Tarrafa Literária de Santos, as Bienais do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais, as feiras de Ribeirão Preto, de Porto Alegre, de Santa Maria, a Panamazônica de Belém, e diversos outros.

Escreveu para várias revistas e jornais e desde 2008 é colunista da Revista Cult. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie, professora convidada da Fundação Dom Cabral. Realiza palestras sobre filosofia, ética e educação e temas relacionados.

Neste ano de 2012 o Enepe contempla o tema "Universidade sem fronteiras: da fragmentação à totalidade" e seu conjunto de ações está no IX Enaens – Encontro Anual de Ensino Superior, o XVII Enapi – Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Científica, e o X Enaext – Encontro Anual de Extensão. A organização envolve as Pró-reitoria Acadêmica, Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão e Ação Comunitária, pelas quais respondem, respectivamente, os doutores José Eduardo Creste, Zizi Trevizan e Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima. Entendimentos com Márcia Tiburi foram feitos pela coordenadora geral de Ações Extensivas, Cidinha Martinez.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste


Veja mais notícias:

Pesquisar por:
Pesquisar por:


Notícias do mês de AGOSTO DE 2014:

Nenhuma notícia encontrada