CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisa em ciência animal obtém primeiro lugar no Brasil

Experimento desenvolvido na Unoeste é premiado no 11º Congresso Brasileiro de Anestesiologia Veterinária


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Pesquisa em ciência animal obtém primeiro lugar no Brasil
Vilhegas e a orientadora Dra. Renata


A pesquisa “Uso da toxina botulínica adjuvante para dor pós-cirurgia em cães”, desenvolvida na Unoeste, ficou em 1º lugar entre os trabalhos orais apresentados no 11º Congresso Brasileiro de Anestesiologia Veterinária. Experimento realizado pelo ortodontista Sérgio Vilhegas, com a orientação da Dra. Renata Navarro Cassu. “Um reconhecimento da comunidade científica, que dá uma projeção ao Programa de Mestrado em Ciência Animal junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)”, comenta a orientadora.

A apresentação foi feita por Renata como um dos 16 trabalhos avaliados por uma banca composta por pesquisadores de várias instituições, entre as quais a USP, Unesp e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O encontro deste ano foi realizado em Araçatuba, de 30 de agosto a 1º de setembro, no Tietê Resort & Convention. A pesquisa desenvolvida no Hospital Veterinário da Unoeste mostrou que a toxina reduziu a dor na pós-mastectomia em 16 cadelas portadoras de câncer de mama.

Vilhegas revela-se surpreso com a premiação e credita o reconhecimento obtido à sua orientadora. “Foi da Dra. Renata a iniciativa da apresentação oral no congresso e quem apresentou. Então, partiu dela. Isso é muito bom para o mestrado em Ciência Animal e para a universidade”, diz o ortodontista, que leciona no curso de Odontologia da Unoeste. A Dra. Renata conta que a utilização da toxina botulínica é uma inovação para a pesquisa no mestrado e que a ideia surgiu da utilização na odontologia.

A pesquisa premiada alimenta a dissertação de Vilhegas que tem a defesa pública prevista para o mês que vem. “É um estudo ao qual daremos continuidade, agora em cães que sofrem com dor crônica, portadores de displasia coxofemoral”, diz Renata e anuncia que seu orientado fará apresentação oral da pesquisa no Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe), que acontecerá de 21 a 24 do mês que vem na Unoeste. Também haverá encaminhamento para publicação em revista científica e a intenção é de que, em 2014, seja levada a um evento internacional.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem