CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Curso de Enfermagem faz viagem histórica e cultural ao RJ

Passeio contribui com formação cidadã dos acadêmicos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Curso de Enfermagem faz viagem histórica e cultural ao RJ
Estudantes da Unoeste conhecem primeiras escolas de enfermagem do Brasil


Alunos de vários termos do curso de Enfermagem da Unoeste fizeram uma recente visita ao Rio de Janeiro (RJ), onde tiveram uma verdadeira aula de história da enfermagem, disciplina que têm no 1º termo, mas que pôde ser vista in loco e com aprofundamento sem igual. Passaram pelas primeiras escolas dessa graduação no Brasil e também tiveram contato com locais históricos da cidade, e, por consequência, do país, transformando a viagem em um verdadeiro desenvolvimento cultural.

Na cidade maravilhosa, percorreram a Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), que é a mais antiga do Brasil, fundada em 1890, e a Escola de Enfermagem Anna Nery, fundada em 1926 e pertencente à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na primeira, foram recebidos pelo professor Osnir Claudiano da Silva Junior, doutor em história da enfermagem, enquanto que na UFRJ a guia dos universitários foi a docente Maria Angelica de Almeida Peres, doutora na mesma área. Segundo Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, professora de Enfermagem da Unoeste que acompanhou os estudantes, ambos se tornaram referências. “A forma com que conduziram a história inspirou os alunos a continuar na profissão e defendê-la”.

“Nós, futuros enfermeiros, precisamos saber a origem da nossa profissão, pois após as aulas de história da enfermagem tomamos consciência sobre como surgiu a enfermagem e o que é ser enfermeiro, deixando-nos ainda mais apaixonados pela área”, declara a aluna do 2º termo de Enfermagem da Unoeste, Lígia Maria da Silva Brito, 18. “Só por meio de reconhecer a história é que conseguimos mudar o futuro. Todos os avanços que a profissão tem alcançado só são possíveis se refletimos sobre o que já construímos”, completa a professora Larissa.

Como não poderia deixar de ser, os acadêmicos e a professora da Unoeste também foram ao Corcovado e ao Cristo Redentor, cartões-postais onde muitos estiveram pela primeira vez na vida. Mesmo sendo belíssimos e importantes lugares nacionais, Lígia ressalta como algo mais proveitoso a experiência de ter conhecido as escolas de enfermagem, porque “aproveitar esta história maravilhosa é um privilégio, pois agrega valores e aperfeiçoa conhecimentos para enriquecer a formação profissional”. Passeios culturais são considerados atividades de extensão, muito incentivados pela Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem