CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Evento que integra 19º Enepe discute saúde do trabalhador

9º Fórum de Saúde do Trabalhador e Educação em Saúde é feito em parceria da Unoeste com Cerest/PP


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Evento que integra 19º Enepe discute saúde do trabalhador
Conforme médico Koshiro Otani, saúde vai além de bem-estar físico, social e mental
Foto: Matheus Teixeira Evento que integra 19º Enepe discute saúde do trabalhador
Ouvintes do fórum, realizado nesta quinta-feira (23) no teatro César Cava
Foto: Matheus Teixeira Evento que integra 19º Enepe discute saúde do trabalhador
Otani é recebido por funcionários da Unoeste, Cerest/PP e vereador


Independentemente do vínculo empregatício, todos funcionários precisam ter a saúde valorizada, conforme determina Koshiro Otani, médico do trabalho e ex-coordenador da saúde do trabalhador no Estado de São Paulo. Ele foi o palestrante do 9º Fórum de Saúde do Trabalhador e Educação em Saúde – uma realização da Unoeste com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Presidente Prudente (Cerest/PP). Este evento ocorreu hoje (23), último dia do 19º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) da Unoeste, ao qual está inserido.

Saúde é um conceito mais amplo do que se imagina, “não é ausência de doença nem completo bem-estar físico, social e mental, como quer a Organização Mundial de Saúde; passa a ser, então, um conjunto de situações, como condições de moradia, transporte, lazer e de trabalho”, reflete Otani. Ainda de acordo com o médico, por isso, não só os profissionais de saúde têm que estar atentos à saúde do trabalhador, mas qualquer um. “Este fórum passa a ter uma importância grande num momento em que está havendo uma maturidade da sociedade e só conseguiremos ter saúde se ela participar ativamente e cobrar do Estado”.

Trabalhar onde se sente bem, ver perspectivas de crescimento e exercitar a cidadania traz realização profissional, “no entanto, se o empregado só espera receber no fim do mês, não é feliz”, o que por consequência traz prejuízos à saúde. “É preciso que o trabalho seja uma fonte de prazer, significa que você tem que fazer o que gosta. E é possível ter um ambiente de trabalho favorável, com respeito, dignidade e que faça com que as pessoas executem suas tarefas sem pressão, sem ameaça e sem ofensa”. Assim como os trabalhadores têm suas obrigações, Otani diz que têm direito a cobrar condições adequadas para fazer suas atividades.

Rosângela Cristovão Ferreira, coordenadora de ações extensivas da saúde da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, explica que “essas discussões do fórum são realizadas para termos mudanças de paradigmas na saúde do trabalhador e nos ambientes de trabalho”. A professora fala que quando a população recebe prevenção e cuidados, o serviço rende mais e todos são beneficiados com isso, inclusive os que são atendidos pelos trabalhadores.

Além da docente e do palestrante, a mesa diretiva do 9º Fórum de Saúde do Trabalhador e Educação em Saúde foi composta por Maria Aparecida Rodrigues, coordenadora do Cerest, os pró-reitores da Unoeste, Dr. Adilson Eduardo Guelfi (Pesquisa e Pós-graduação) e Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima (Proext), além de Valmir da Silva Pinto, presidente da Câmara dos Vereadores de Prudente. Na plateia do teatro César Cava, no campus I, autoridades, funcionários da saúde pública, alunos, professores e convidados.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem