CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Lançamento de livros e gestão em saúde são ações do Enepe

Atividades ocorreram no Limoeiro, campus II, e no auditório Jasmim, campus I


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Lançamento de livros e gestão em saúde são ações do Enepe
Lançamento de livros contou com presença de vários autores
Foto: Gabriela Oliveira Lançamento de livros e gestão em saúde são ações do Enepe
Coordenadora da Rede de Bibliotecas acompanhada pelos autores das publicações
Foto: Mariana Tavares Lançamento de livros e gestão em saúde são ações do Enepe
Dra. Eliane Barbosa da Conceição durante fala no Enapi


Diversos autores estiveram presentes na tarde desta quarta-feira (22) no “Salão de Artes Professor Doutor José do Carmo Battistuzzo”, localizado no Limoeiro, campus II, para o lançamento de livros do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) da Unoeste. A iniciativa foi organizada pela Rede de Bibliotecas da universidade. A coordenadora da rede, Regina Liberati Silingovschi, destaca que é uma honra ser anfitriã dessa atividade que já se tornou tradicional na programação no Enepe. “É com muito orgulho que recebemos esses convidados tão ilustres, compostos nessa edição por pessoas de outras instituições, além de docentes, alunos e egressos da Unoeste”.

O doutorando em Educação da Unesp, campus de Presidente Prudente, Jorge Luís Mazzeo Mariano, apresentou o livro de sua autoria, intitulado “Primeiro grupo escolar de Presidente Prudente: o contributo das professoras primárias (1925-1938)”. Ele conta que a obra é resultado da sua dissertação de mestrado, uma análise sobre a contribuição dessas educadoras na implantação dessa escola. “Essas docentes tiveram um papel importante na história dessa unidade de ensino no aspecto educacional, lecionando aulas para a formação de estudantes e na esfera política, pois foram elas que reivindicaram a aquisição do prédio onde funcionava essa escola. Foram 13 anos de luta, que resultaram na compra do local que hoje é a Escola Técnica Estadual Professor Adolpho de Arruda Mello”.

Lançamentos – Além de Mariano, apresentaram os seus trabalhos: Raquel Rosan Christino Gitahy (Unoeste) com os livros “Direitos Humanos e Inclusão – discursos e práticas sociais” e “Educação Especial e Inclusão Escolar”, no qual é autora dos capítulos “Inclusão e tecnologia assistida para pessoas com deficiência física” e “Inclusão de alunos com deficiência no ensino superior e uso de tecnologias assistidas”; Rachel Lopes Queiroz Chacur (Unoeste), autora do capítulo “Juizado especial cível: acesso gratuito versus poder econômico da parte”, incluído na obra “Processo Civil nas Tradições Brasileira e Iberoamericana”; Homéro Ferreira (Unoeste) com o livro “Rádio e Jornalismo”; Alexandre Godinho Bertoncello (Unoeste) com a obra “Poverty Reduction in Rural Áreas of Low-income Countries in SSA” e Itamar Xavier de Camargo (egresso da Unoeste) com a publicação “A Verdade que Liberta”.
 
Enapi – Na tarde desta quarta-feira (22), no auditório Jasmim do campus I, o 19º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (Enapi) trouxe a Dra. Eliane Barbosa da Conceição, do Centro de Estudo em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas, para abordar o tema “Gestão em saúde: liderança horizontal, trabalho em equipe e participação social”. Voltada para acadêmicos e profissionais da área da saúde, a discussão destacou a complexidade da gestão de serviços em saúde, que é totalmente diferente da gestão de organizações que produzem produtos, “isso porque nossa Constituição Federal prevê a participação social na gestão de saúde, o que traz mais atores para a tomada de decisão”.

A palestrante mostrou a direção que o Brasil tem tomado nos últimos anos e ressaltou a importância dessa reflexão entre os futuros profissionais da saúde. “É relevante que eles se posicionem melhor no campo político, entendendo a saúde como um problema social e público, e eles não conseguirão fazer isso sem a percepção da atividade política do país. Essa discussão é muito relevante para que alunos comecem a refletir questões importantes para o país e como a profissão que estão assumindo para a vida pode contribuir para desenvolvimento social”, pontua.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem