CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Medicina contribui na melhoria da saúde pública

Programa de Aproximação Progressiva à Prática está inserido em oito unidades de saúde em Presidente Prudente e Álvares Machado


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Medicina contribui na melhoria da saúde pública
Dentre as atividades desenvolvidas nas ESFs, acadêmicos acompanham consultas médicas
Foto: Mariana Tavares Medicina contribui na melhoria da saúde pública
Um dos grupos do Papp 5, juntamente com a docente e com o médico da unidade do Humberto Salvador, Tadeu Correa


A necessidade de médicos preparados para lidar com as dificuldades encontradas nas comunidades, que possam buscar ações para a melhoria da qualidade de vida da população, é tratada desde a formação inicial dos futuros profissionais. No curso de Medicina da Unoeste, a partir do 1º termo e por meio do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp), os alunos são inseridos na saúde pública para atuar em Estratégias Saúde da Família (ESFs), em contato direto com a comunidade. Realizada há mais de uma década, a disciplina passou por reformulações recentes que têm gerado excelentes resultados.

Atualmente, o Papp está inserido em oito unidades, em Presidente Prudente e Álvares Machado, proporcionando uma relação entre estudante-docente-médico e demais profissionais da saúde, o que repercute no aprimoramento do atendimento à comunidade desses locais. Os acadêmicos são separados em grupos, acompanham todo o funcionamento das unidades e, juntamente com as equipes de saúde, podem criar ações para aperfeiçoar o atendimento.

De acordo com o coordenador do Papp, Dr. Alex Wander Nenartavis, toda a equipe abraçou este programa e a dedicação é total. “Conseguimos inserir o estudante no contexto de resolução de problemas da comunidade, ou seja, ele trabalha durante todo o curso essa capacidade na prática. Ele está diretamente envolvido com o professor, o médico, demais profissionais da saúde e com a comunidade. Reforçamos ao estudante que a saúde é um direito da população e que ele, como futuro médico, pode muito contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas”, relata.

A Unidade Básica de Saúde do Humberto Salvador é um dos locais parceiros do Papp. Lá, dentre outras atividades, os estudantes acompanham todo o andamento e atendimentos realizados, como na sala de vacinas, de procedimentos, exames preventivos e consultas médicas. “O maior objetivo é desenvolver a gestão, já que no futuro eles podem ser médicos gestores. Dessa forma enxergam como poderão atuar, sempre visando a melhoria da qualidade de vida da população”, pontua a docente Denise Vasconcelos de Jesus Ferrari, que desenvolve atividades do Papp com alunos do 5º termo.

O médico da unidade do Humberto Salvador, Tadeu Gomes Correa, pontua que essa relação dos estudantes nas ESFs, desde o início da graduação, faz diferença na formação profissional. “A vivência e o contato com o paciente abre as perspectivas do acadêmico. É uma troca mútua, pois eles também trazem conhecimentos e estimulam o médico que está atendendo a se aperfeiçoar e a interagir de uma maneira mais eficaz com a parte acadêmica”, frisa.

Rogério Matheus de Moraes Júnior, 20, do 5º termo, relata que a disciplina amplia sua visão na profissão que escolheu e garante que está sendo produtivo, principalmente para pensar nas necessidades das pessoas atendidas no local. “Estamos projetando algumas estratégias, sendo voltadas à hipertensão arterial, visando diagnosticar mais pessoas; campanha para incentivar a população a ser vacinada contra a hepatite A, que é uma novidade na unidade; além de ações para o Outubro Rosa e Novembro Azul”, comenta.

Novidades – O segundo semestre deste ano trouxe novidades referentes ao Papp. Agora, o acadêmico de Medicina tem acesso ao Manual do Estudante, na área do aluno no Aprender Unoeste, que contém todas as informações do programa. Assim, o ingressante já sabe qual será toda a sua trajetória durante a graduação. Foram também incluídas duas novas ESFs: Jardim Primavera e Maré Mansa.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem