CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Saúde Visual do Escolar apresenta variações de percentuais

Testes de acuidade aplicados em alunos de quatro escolas demonstram índices que variam entre 4 e 24%


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Saúde Visual do Escolar apresenta variações de percentuais
Teste para detecção do daltonismo na Escola Marrey Júnior
Foto: João Paulo Barbosa Saúde Visual do Escolar apresenta variações de percentuais
Teste com a tabela de Snellen na Escola Formozinho Ribeiro
Foto: João Paulo Barbosa Saúde Visual do Escolar apresenta variações de percentuais
Estudantes de Medicina orientados pela professora Luciana


Quando implantado em 2010, os testes de acuidade visual aplicados por meio do projeto Saúde Visual do Escolar apresentavam índice superior a 30% dos alunos com a necessidade de fazer exames clínicos. Com o passar dos anos houve queda, sendo que em 2013 manteve a de 16,98%. Indícios de bons resultados, conforme o presidente do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa de Misericórdia, Irineu Sesti Filho. Em 2014, ocorreram variações, a exemplo dos resultados registrados nas últimas quatro escolas, onde os serviços foram prestados no decorrer deste mês. A variação vai de 4 a 24%.
 
Na Escola Estadual Joel Antônio de Lima Genesio foram atendidos 66 alunos, dos quais sete estão com agendamento para consultas clínicas, o que representa 10,60%. Um índice baixo. Porém, o menor índice de todos foi o registrado da tarde desta terça-feira (28), na Escola Marrey Júnior, com 69 atendimentos para apenas três consultas, o que significa 4,34%. Na Escola Maria Luiza Formozinho Ribeiro foram 115 para 25, o que corresponde a 21,73%. O número mais alto foi registrado na Escola Estadual Professora Fátima Aparecida Costa Falcon, de 53 para 13, representando 24,52%.
 
Das 24 escolas estaduais contempladas pelo projeto em Presidente Prudente em 2014, restam cinco para aplicação dos testes, sendo uma delas a Florivaldo Leal, que receberá o serviço nesta quarta-feira (28). O atendimento ocorrerá a partir das 14h. Nesse mesmo dia, representantes do Lions Clube Cinquentenário e do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa apresentarão os números oficiais à equipe da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, durante uma reunião que será realizada às 9h, com a pró-reitora doutora Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima, no campus II da Unoeste.
 
Quanto aos percentuais, os envolvidos no projeto fazem uma leitura que se associa em detectar o comportamento da saúde visual escolar de alunos do sexto ano do ensino fundamental. No fechamento das atividades desse ano, que é o quinto consecutivo será feita a análise para apurar em que e como foi possível avançar. A iniciativa do Lions, que tem entre os parceiros o banco de olhos e a universidade, conta com a aplicação dos testes feita por estudantes da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) da Unoeste, orientados e acompanhados por professores. Os exames clínicos acontecem na Santa Casa de Misericórdia.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem