CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Câmara educativa do Codeter debate cursos do Pronatec Campo

Entre as preferências dos trabalhadores rurais estão aprendizado sobre agricultura familiar e agroflorestal


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Câmara educativa do Codeter debate cursos do Pronatec Campo
Reunião sobre o Pronatec Campo, realizada na Proext
Foto: João Paulo Barbosa Câmara educativa do Codeter debate cursos do Pronatec Campo
Todos os participantes da reunião sobre novos cursos


A Câmara de Educação do Colegiado Territorial do Pontal do Paranapanema (Codeter) articula a organização de cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino e Emprego (Pronatec), em sua versão campo que contempla trabalhadores rurais. No decorrer deste segundo semestre foi feito levantamento da demanda de cursos, com as aulas previstas para 2015. São oferecidos ensinamentos específicos de educação profissional e tecnológica. Na tarde desta terça-feira (11) houve reunião para tratar do assunto, realizada nas dependências da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, na condição de uma das instituições com representação em câmaras do Codeter, incluindo a educativa.

Trabalhadores que manifestaram interesse no Pronatec Campo são dos municípios de Indiana, Caiabu, Narandiba, Sandovalina, Presidente Venceslau, Mirante do Paranapanema, Presidente Epitácio, Rancharia, Teodoro Sampaio, Presidente Bernardes, Rosana, Martinópolis e João Ramalho. Maior número de cursos é solicitado por trabalhadores de Mirante, a cidade que possui o maior número de assentamentos e assentados do Brasil em projetos de reforma agrária. Dos 112 assentamentos no Pontal, 37 são em Mirante e abrigam 1.650 famílias.

Nas escolas de cinco assentamentos de Mirante são solicitados os seguintes cursos: São Bento – auxiliar técnico em agroecologia, agente de desenvolvimento cooperativista, avicultor, agricultor familiar e produtor de derivados de leite; Santa Clara – agente de desenvolvimento cooperativista e produtor de plantas aromáticas e medicinais; Santa Rosa – agricultor familiar e criador de peixes em viveiros escavados; Paraíso – produtor de derivados de leite e criador de peixes em viveiros escavados; e Cuiabá Paulista – produtor de derivados de leite. Nos municípios de Indiana e Caiabu, onde as demandas são menores, aparecem solicitações dos cursos de agricultor familiar e agricultor agroflorestal.

Outras solicitações gerais são de bovinicultor de leite, horticultor orgânico, inglês básico, piscicultura, fruticultor, agente cultural, produtor de produtos apícolas, viverista de plantas e flores, operador de beneficiamento de pescado e produtor de frutas, hortaliças e plantas aromáticas processadas por secagem e desidratação. Vários setores de órgãos públicos e privados estão envolvidos, nas esferas federal, estadual e municipal, incluindo as prefeituras por intermédio de suas secretarias de educação e de agricultura.

Todavia, com prioridade para as localidades que não tiveram curso em 2014, a estimativa é conseguir 20 novos cursos distribuídos em nove municípios, com proposta a ser encaminhada ainda esta semana ao Ministério da Educação, para as aulas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que possui unidade em Presidente Epitácio e outra sendo instalada em Presidente Prudente. Nova reunião sobre o Pronatec Campo está agendada para 5 de dezembro, em local e horário a serem definidos.

Participaram da reunião na Unoeste, Aparecida Martines e Graziella Orosco, pela Proext; Nayara Stockler e Eliana Faustino, pelo Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp); Thelma Inowe e Leandro Silva, pela prefeitura de Teodoro; Roberto Shirazaki, pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati); Elza Maria da Silva e Henrique Rodrigues da Silva, de assentamentos de Sandovalina; Marisa da Luz, do Movimento Sem-Terra (MST), Dandreia dos Santos, do Pronatec Campo de Venceslau; e Jane Mendonça, da Secretaria Municipal de Educação de Mirante.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem