CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Curso de Letras promove viagem cultural a São Paulo

Alunos e professores percorrem museu, mercadão, pinacoteca e assistem espetáculo da Broadway


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Curso de Letras promove viagem cultural a São Paulo
Turma em frente ao Museu de Arte Sacra, um reduto de arte barroca
Foto: Cedida Curso de Letras promove viagem cultural a São Paulo
Boa parte da produção brasileira do século 19 está na Pinacoteca do Estado
Foto: Cedida Curso de Letras promove viagem cultural a São Paulo
Clássico “O Rei Leão” é visto em peça no Teatro Renault


O curso de Letras da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste acaba de chegar de mais uma viagem cultural, desta vez realizada na capital paulista. Os pontos do itinerário foram o Museu de Arte Sacra de São Paulo, a Pinacoteca do Estado, o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e ainda os alunos assistiram, no Teatro Renault, à peça O Rei Leão, o musical de maior sucesso na história da Broadway. É mais do que um passeio, é uma porta que se abre para os estudantes verem um mundo que pulsa, algo tão fundamental para dar a eles uma formação integral enquanto profissionais e cidadãos.

As atividades culturais, como as visitas a museus, lugares históricos e teatros, ampliam a visão de mundo e a bagagem de conhecimentos, de acordo com Luciane Cachefo Ribeiro, coordenadora da licenciatura em Letras da Unoeste. “As viagens culturais ajudam, entre outras coisas, na visualização e aplicação de conceitos teóricos. São também importantes para a socialização – os discentes podem conviver em ambientes e situações desvinculadas da sala de aula – e para a motivação, porque fazem com que os alunos voltem da viagem com mais desejo de continuar aprendendo sobre os temas”, informa a professora.

Débora Cornetti Oliveira, 18, aluna do 4º termo, já conhecia São Paulo (SP), no entanto, jamais havia estado nos lugares apontados pelo roteiro da viagem cultural. “Foi bem interessante! Estas atividades são boas porque aprendemos muito fora da sala de aula, nos locais conseguimos contextualizar com o que aprendemos na universidade e fazemos amizades novas”. Entre o que ela mais gostou foi poder associar as aulas de literatura com o que via no Museu de Arte Sacra. Conforme Luciane complementa, neste museu, “um dos últimos exemplares da arquitetura colonial, feito em taipa de pilão, é possível observar uma diversa gama de objetos – escultura, pinturas, condecorações e principalmente arte barroca”.

Luciane também explica um pouco sobre a Pinacoteca do Estado ao mencionar que é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século 19 e que “assumiu-se como um museu de arte contemporânea, comprometido com a produção de seu tempo e de forte presença no cenário artístico do país”. Além da coordenadora de Letras e dos estudantes, duas formadas nesta graduação também foram a São Paulo, Lucinéia Sandro e Zenaide Ninello, além de alunos de Matemática da Unoeste e os professores da Faclepp, Carmen Lucia Kohl Martinez Paz, Josué Pantaleão da Silva e Marta Janete Malacrida.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem