CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Famepp em eventos científicos de oncologia e neurologia

Mais uma participação está prevista: no congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Famepp em eventos científicos de oncologia e neurologia
Acadêmico Willy Macedo durante Bienal Internacional de Oncologia, em SP
Foto: Cedida Famepp em eventos científicos de oncologia e neurologia
Dra. Maria Teresa Garcia e aluna Lorenna Gonzales-Reys em Curitiba


Acadêmicos e docentes da Faculdade de Medicina (Famepp) da Unoeste participam, constantemente, de eventos científicos de grande porte, pois é uma oportunidade fundamental para demonstrar o potencial de pesquisa do curso e trazer enriquecimento ao currículo. Nos mais recentes, dois alunos apresentaram trabalhos em congressos de oncologia e neurologia. Mais um também já está agendado – o 1º Congresso Norte e Nordeste da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, de 27 a 29 de novembro, em Fortaleza (CE).

A professora doutora Maria Teresa Fernandes Castilho Garcia e a acadêmica Lorenna Gonzales-Reyes, do 12º termo, estiveram em Curitiba (PR), no 26º Congresso Brasileiro de Neurologia. Apresentaram o trabalho “Histiocitose X com Acometimento Primário de Sistema Nervoso Central: Diagnóstico por Biópsia de Pele”, um relato sobre esta doença rara. “O paciente apresentou um quadro degenerativo neurológico muito severo, impedindo a marcha e a fala. O que é muito interessante é que a biópsia cerebral foi inconclusiva, sendo este exame o padrão-ouro para realização do diagnóstico, o qual foi fechado com uma biópsia de pele de uma lesão que o paciente apresentava no dorso, cinco anos depois do início do seu quadro clínico”, informa Lorenna, 24.

Essa pesquisa também tem como autores os residentes Andréa Bauer Bannach e Gabriel Chaves da Silva. Segundo Lorenna, ir a congressos renomados, inclusive com exposição de um trabalho feito na Unoeste, é um momento excepcional. “A participação em eventos científicos é imprescindível para formação acadêmica, principalmente na medicina, porque a renovação do conhecimento e o aprendizado disponível são enormes. A realização de trabalhos científicos, além de promover a universidade, permite que os alunos se aprofundem em uma patologia”, declara a universitária, que afirma não ter ouvido falar nessa doença até iniciar o estudo.

Três trabalhos foram expostos na 2ª Bienal Internacional de Oncologia em formato de pôster: “Carcinoma Espinocelular em Lábio Superior Induzido por HPV: Relato de Caso”, “Leiomiossarcoma Gigante de Útero: Relato de Caso” e “Adenocarcinoma de Colón Direito em Paciente Jovem: Relato de Caso”. Orientados pelo professor André Genaro, os alunos que têm participação em pelo menos um dos estudos são Bruno Lourenço (8º termo de Medicina da Unoeste), Bruno Venna (8º termo), Gersio Cayres (3º termo), Iara Valoto (3º termo), Larissa Pires (7º termo), Luiza Maia (3º termo), Matheus Horie (8º termo), Victoria Higashibara (7º termo), Vinícius Horie (2º termo) e Willy Macedo Netto (8º termo).

Willy Macedo tem participação nos três relatos e foi quem representou a Unoeste na bienal, realizada em São Paulo (SP). Estes três trabalhos e mais um serão levados pelo estudante ao 1º Congresso Norte e Nordeste da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, de 27 a 29 de novembro, em Fortaleza (CE). Macedo, que sempre interessou-se por cirurgia oncológica, acredita que estar em eventos nacionais e internacionais da área ajudam muito no aprofundamento de conhecimentos. “Através da orientação do Dr. André Genaro, fundamos a Liga de Cirurgia Oncológica, promovendo discussões de casos e aulas sobre variados temas, viabilizando o aprendizado humanístico, além do aprimoramento curricular, através de publicações de artigos científicos em periódicos e apresentações em reuniões científicas”, completa o aluno, que é o presidente da liga.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem