CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Inova Oeste Paulista dissemina cultura do empreendedorismo

Traçar a própria carreira, desenvolver um negócio ou uma ideia pode resultar em oportunidade para a vida


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Inova Oeste Paulista dissemina cultura do empreendedorismo
Inova Oeste Paulista: abertura com público predominantemente jovem
Foto: João Paulo Barbosa Inova Oeste Paulista dissemina cultura do empreendedorismo
Dr. Massambani fez a conferência de abertura do Inova
Foto: João Paulo Barbosa Inova Oeste Paulista dissemina cultura do empreendedorismo
Dória, Massambani, Ferrari e Lepre, no Inova Oeste Paulista


A realização da primeira edição da semana Inova Oeste Paulista – diálogos, ideias e inovação tem a participação da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) e da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), em nome da Unoeste. A realização da Escola Técnica Estadual Professor Adolpho Arruda Mello (Etec) segue a proposta da agência de inovação Inova Paula Souza, mantida pelo Centro Paula Souza. Aberto na noite desta segunda-feira (24), o evento prosseguirá até sexta-feira (28) no auditório da Unesp.

Para o presidente da Intepp, Emerson Silas Dória, eventos como o Inova são muito importantes. Porém, os debates devem ser permanentes, para poder criar a cultura do empreendedorismo. Ao se pronunciar na abertura, citou a filiação da Intepp na Rede Paulista de Incubadoras de empresas de base tecnológica (EBTs), do envolvimento com a Associação das Empresas Produtoras de Software do Oeste Paulista, criada no conceito de Arranjo Produtivo Local (APL) e com o propósito de em dez anos tornar-se o principal polo brasileiro de produção de software.

Tanto a Intepp quanto a APL Software nasceram de iniciativa gerada na Fipp e que receberam importantes adesões como as da Prefeitura, Associação Comercial e Empresarial e Unesp, além do apoio ao Sebrae. Dória anunciou as criações da lei ISS Software, possibilitando a recuperação de até 40% do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) recolhido, para investimentos; e do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia que se empenhará na instalação do Centro de Excelência em Tecnologia da Informação do Oeste Paulista (Cetiop), numa parceria público-privada.

Dória é coordenador de cursos da Fipp e esteve acompanhado de seu colega Dione Jonathan Ferrari, também professor da faculdade. Na cerimônia, falou ainda o coordenador de curso na Etec, Leonardo Lepre, publicitário egresso da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), da Unoeste. Citou o empreendedorismo como condição para gerar novas oportunidades, com desenvolvimento humano efetivo. Em seguida, ocorreu a conferência com Oswaldo Massambani, físico e professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP); diretor da Inova Paula Souza. Conduziu sua fala sobre o tema, o processo de inovação e a criação do valor econômico.

O conferencista defendeu a junção do conhecimento científico e da tecnologia, com aplicação através da inovação, como a principal força motriz que impulsiona o desenvolvimento socioeconômico de qualquer país. Ao estabelecer a cronologia dos fatos sobre inovação e tecnologia, disse que foi o binômio dos anos 60, mas que somente tomou corpo no Brasil nos anos 90. Isso posto, conceituou a ciência como processo que busca o sentido do mundo natural e a tecnologia como os processos usados para alterar o mundo natural.

Massambani aplicou sua vasta experiência, vivida no Brasil e no exterior, para oferecer ao público, predominantemente jovem e constituído por estudantes, informações de extrema importância para quem pretende empreender e inovar. Nesta terça-feira, às 21h, tem palestra com Débora Avellaneda, da Expertise Gestão de Pessoas. Na quarta (26), às 19h30, palestra com Jair Tavares de Araújo Filho, e às 20h50, com Priscila Guidini – ambos estudantes de mestrado em Educação da Unoeste. Na quinta-feira (27), às 19h30, falará o coordenador de propriedade intelectual Inova Paula Souza, Rodrigo Novaes. Na sexta-feira (28), às 19h30, será o consultor em Gestão de Negócios do Sebrae, Wagner Moura.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem