CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pequenos produtores da região integram fórum sobre iLPF

Faculdade de Ciências Agrárias da Unoeste promove pela terceira vez, evento sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Pequenos produtores da região integram fórum sobre iLPF
Luiz César Demarchi falou aos participantes sobre a rentabilidade e o bem-estar animal, por meio do sistema silvipastoril
Foto: Gabriela Oliveira Pequenos produtores da região integram fórum sobre iLPF
Engenheiro agrônomo da Cati de Presidente Prudente, Marco Aurelio Fernandes, informou sobre as linhas de crédito
Foto: Gabriela Oliveira Pequenos produtores da região integram fórum sobre iLPF
Nilson Matsumori: “É muito gratificante participar desse evento e trazer um pouco da minha experiência com um sistema integrado”


Cerca de 300 pessoas participaram, na tarde desta quinta-feira (6), no espaço Solarium, localizado no campus II da Unoeste, do 3º Fórum Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). A iniciativa reuniu acadêmicos e produtores de Presidente Prudente e região, com foco no sistema iLPF para as pequenas propriedades.

Após a solenidade de abertura, os participantes assistiram à palestra “Silvipastoril: Rentabilidade com bem-estar animal”, ministrada por Luiz César Demarchi, engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (Cati), regional de Bauru (SP). “Falei sobre um sistema que integra a pecuária com a floresta e aproveitei para explicar de que maneira o pecuarista pode aumentar a sua renda por área, agregando a atividade principal com o cultivo do eucalipto”.

Ele abordou também os aspectos interessantes desse tipo de integração como a introdução do eucalipto na pastagem, os custos gerados e expectativas de renda. “É importante frisar que, a partir do momento que os pequenos produtores agregam pecuária à floresta, eles podem obter lucros significativos e recursos que tornam a produção do gado de leite e de corte, economicamente viável”.

Ciente da importância de trazer informações sobre os incentivos financeiros direcionados aos pequenos produtores, a organização do Fórum iLPF convidou o engenheiro agrônomo da Cati de Presidente Prudente, Marco Aurelio Fernandes para falar sobre as linhas de crédito disponíveis para esse público. “Falei um pouco sobre o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap). O primeiro é uma política púbica do governo federal e o segundo é ligado ao Estado de São Paulo”.

A fim de possibilitar relatos práticos da iLPF, o evento contou ainda, com a participação do engenheiro agrônomo e produtor rural, Nilson Matsumori, que veio de Aspásia (SP) para relatar sua experiência com o sistema silvipastoril. “A cada dia, as temperaturas estão mais elevadas e, por isso, busco alternativas que tragam mais rentabilidade e bem-estar animal. Sendo assim, desde 2010, agrego a pecuária de leite com o plantio de eucalipto. Após quatro anos, constatei que a sombras geradas pelas árvores trouxeram um conforto maior para as vacas, que se alimentam melhor e, consequentemente, produzem mais leite. Além disso, eu já obtive um lucro adicional com a venda do eucalipto”.

Sobre a importância de trazer o relato aos participantes desse evento, Nilson destaca que é muito gratificante a troca de conhecimentos. “Espero ter transmitido um pouco das minhas vivências práticas para aqueles que já possuem ou pretendem adotar um sistema de produção integrada”.

O pecuarista Luiz Sérgio Padovam veio de Sandovalina (SP) para participar do Fórum iLPF. Ele comenta que atividades assim, trazem informações diferenciadas. “Quero adotar uma prática integrada na minha propriedade e aproveito essa atividade para obter informações que podem ajudar na minha futura decisão”.

Balanço – Para o docente da Unoeste e um dos responsáveis pela organização, Edemar Moro, o evento foi muito positivo. “Tivemos uma grande participação do nosso público-alvo, formado por acadêmicos e produtores rurais. Acredito que por meio das palestras, conseguimos levar informações pertinentes aos estudantes e pequenos proprietários”. Ele lembra ainda o apoio da Jonh Deere D. Carvalho, Sementes Fachioli, Cooperativa Agroindustrial (Cocamar) e a Cati. “Essas parcerias são de grande importância, pois nos permite manter contato com organizações que estão próximas do homem do campo e que nos ajudam na realização e divulgação de eventos como esse”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem