CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisadora mantém dedicação à docência há mais de 60 anos

Na pesquisa científica tem trabalhado com os temas “docência e educação” e “formação de professores”


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Pesquisadora mantém dedicação à docência há mais de 60 anos
Santos, dona Helena, Carmem Lúcia e Silva
Foto: Cedida Pesquisadora mantém dedicação à docência há mais de 60 anos
Dona Helena, Creste, Darcy, Lucimara e professores


Serena, sábia e admirada pelos colegas e alunos, a professora doutora Helena Faria de Barros tem 63 anos de dedicação ao magistério. Sua relação com a Unoeste está completando três décadas neste ano de 2014, inicialmente na graduação e inserida na pós-graduação stricto sensu desde 1996. Pesquisadora vinculada ao Programa de Mestrado em Educação, sua extensa, intensa e significativa produção está relacionada aos temas “docência e educação” e “formação de professores”.

Na recente realização do 19º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) da Unoeste, dona Helena – como é chamada por todos – foi homenageada por colegas pesquisadores após participação na mesa-redonda do Encontro Anual de Ensino (Enaens), intitulada “Os processos de Ensino e de Aprendizagem: Desafios e Tendências”, composta ainda pelos doutores Genivaldo de Souza Santos, da Unoeste, e Vandeí Silva, do campus da Unesp em Marília.

Breve discurso e oferta de flores consistiram em manifestações de admiração e carinho à dona Helena pelo exercício exemplar e contagiante da docência. A fala, de produção coletiva, posicionou a professora como alguém que ensina, com sua singeleza, o profundo valor da busca de conhecer mais e de viver com alegria o processo infindo de profissionalidade docente (a palavra designa pessoa com experiência e saber e sua capacidade em utilizá-los).
 
Outra fala marcante do breve discurso foi a de que dona Helena ensina, com muito rigor, a generosidade e a dedicação sem limites. A Dra. Carmem Lúcia Dias falou e entregou as flores em nome dos colegas. Participaram da homenagem o pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, e a coordenadora pedagógica da Unoeste, professor Aparecida Darcy Alessi Delfim, juntamente com a assistente Lucimara de Carvalho Sanches.
 
Dona Helena possui graduação de bacharel em pedagogia pelo Instituto Sede Sapientiae, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), em 1952; graduação na licenciatura em pedagogia pela Faculdade do Sagrado Coração, de Bauru, em 1957; doutorado em educação e livre-docência pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 1975.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem