CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Uso irracional de remédios representa 30% das intoxicações

Integrantes do Projeto Unoeste + Terceira Idade são orientados por dirigente do Conselho Regional de Farmácia em Prudente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Uso irracional de remédios representa 30% das intoxicações
Palestra com Gurgel, vice-presidente do CRF em Prudente
Foto: João Paulo Barbosa Uso irracional de remédios representa 30% das intoxicações
Visita ao Laboratório de Panificação, do curso de Gastronomia
Foto: João Paulo Barbosa Uso irracional de remédios representa 30% das intoxicações
Luciana, Pantaleão, Graziella e participantes do projeto


Dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) revelam que os medicamentos são a maior causa de intoxicação no país, atingindo o índice de 30%. No último levantamento oficial, feito em 2011, foram registrados 29.105 casos, dos quais 44 resultaram em morte. Estatística motivadora de ações do Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP), como a que o vice-presidente para a região de Presidente Prudente, João Alfredo Guinossi Amaral Gurgel, fez na manhã desta quinta-feira (27) aos participantes do Projeto Unoeste + Terceira Idade.

Em atendimento ao convite feito pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), a palestra de Gurgel foi a primeira de algumas atividades realizadas durante toda a manhã e proporcionadas pelo Programa +Unoeste que cuida da recepção de visitantes na universidade. Além da exposição geral sobre o problema, sempre em caráter de orientação, respostas foram dadas para várias perguntas. A palestra aconteceu no ateliê do curso de Arquitetura e Urbanismo, no bloco B-3, campus II da Unoeste.

Em seguida, a visita foi ao Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin), recepcionados pela supervisora Graziella Plaça Orosco de Souza. Depois, estiveram nas cozinhas e nos laboratórios de panificação e bar do curso de Gastronomia, recebidos pelo coordenador Ulisses Dias de Souza. De volta ao ateliê, fizeram o café da manhã e participaram de mais uma palestra. Desta vez o assunto foi sobre cultivo de orquídeas, com partes teórica e prática, com material de apoio preparado pelo pesquisador Nelson Barbosa Machado Neto – professor da graduação e da pós-graduação stricto sensu em Agronomia – e com exposição feita por Graziella, que também responde pela coordenadoria de ações culturais, esportivas e sociais da Unoeste.

No Centro Zootécnico, estiveram nos setores de bovinocultura, suinocultura, leiteria e chocadeira de avestruzes. O professor Josué Pantaleão da Silva esteve envolvido nas ações do Unoeste + Terceira Idade, que oferece atividades regulares para pessoas com mais de 45 anos, às quintas e sextas-feiras no campus I, junto à Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp). A assessora de integração comunitária Luciana Lorençon também esteve envolvida na recepção aos visitantes.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem