CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Campanha da semana de luta contra a Aids abrange toda cidade

Estão previstos 2,5 mil testes rápidos para detectar o vírus do HIV e outros 2,5 mil testes sorológicos para sífilis


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Campanha da semana de luta contra a Aids abrange toda cidade
Aplicação de testes é precedida do preenchimento de questionário
Foto: João Paulo Barbosa Campanha da semana de luta contra a Aids abrange toda cidade
Unidade Móvel de Saúde: atendimento no calçadão da Unoeste


Durante esta semana ocorre em Presidente Prudente a Campanha Fique Sabendo, relacionada ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, transcorrido nesta segunda-feira (1º). A realização é da Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Programa DST/Aids. A Unoeste é parceira, através do curso de Farmácia com projeto cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).  Orientações são prestadas em toda a Rede Municipal de Saúde, em suas 26 unidades espalhadas estrategicamente para atender a cidade toda. Também são realizados testes para detectar o vírus do HIV e a sífilis, sendo 2,5 mil de cada.

Além dos pontos fixos, a Unidade Móvel de Saúde, mantida pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) atende em locais de grande fluxo de pessoas, como acontece no calçadão da Unoeste, na rua José Bongiovani, durante dois dias: segunda e terça-feira (2), das 13h30 às 16h30. No ônibus são atendidos transeuntes em geral, estudantes e funcionários da universidade, conforme a professora que responde pelas atividades da extensão no curso de Farmácia, Rosângela Cristóvão Ferreira. Outra ação da campanha é a distribuição de preservativos masculino e feminino.

Conforme o coordenador do DST/Aids, Jefferson Antônio Saviolo, a campanha pretende atender quem nunca fez os testes, detectar soropositivos e estabelecer o diagnóstico precoce.  São preocupantes os índices de doenças sexualmente transmissíveis em Presidente Prudente e nos 27 municípios da região, especialmente a Aids. Atualmente, existem 731 pacientes em acompanhamento. O crescimento de infectados pelo HIV saltou de 59 casos em 2007 para 130 no ano passado. Neste ano, de janeiro a setembro foram 63 casos. Nos últimos 21 meses, dentre os que contraíram a doença, 68,1% são pessoas do sexo masculino, com a predominância de idade de 30 a 39 anos.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem