CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Doutorado e mestrado em Agronomia realizam processo seletivo

Inscrições encontram-se abertas aos interessados no desenvolvimento de projetos em três linhas de pesquisa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Doutorado e mestrado em Agronomia realizam processo seletivo
Mestrado e doutorado em Agronomia: ampla estrutura e conceito 4 da Capes


O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia da Unoeste está com inscrições abertas para os processos seletivos de alunos regulares de mestrado e doutorado.  Para alunos especiais está disponível o cadastro de interesse, sendo feita seleção pela inscrição e análise curricular.

O mestrado exige inscrição, entrevista e exame de proficiência em língua estrangeira, sendo que para o candidato ao doutorado acrescenta-se a apresentação de pré-projeto. São três as linhas de pesquisa. As vagas são ofertadas em cada uma delas, sendo duas por professor: uma de mestrado e outra de doutorado, atreladas aos projetos pertinentes às respectivas linhas.

Na linha 1, sobre fisiologia e tecnologia da produção vegetal são quatro professores. Com a Dra. Ana Cláudia Pacheco, os projetos são sobre tecnologia das plantas medicinais e fisiologia da produção de plantas cultivadas. Com a Dra. Ceci Castilho Custódio são: avaliação da germinação, vigor e conservação da semente; e qualidade de sementes em função de tratamentos físicos, químicos e biológicos. O Dr. Gustavo Maia Souza atua com efeitos de estresses ambientais sobre a fisiologia e produção de plantas cultivadas. Dr. Tadeu Alcides Marques, com estudo em culturas energéticas: cana-de-açúcar e mandioca.

Genética e biotecnologia compõem a linha 2, onde os projetos com o Dr. Nelson Barbosa Machado Neto compreendem avaliação de meios para cultura de tecidos vegetais e caracterização de geoplasma de plantas cultivas e Rizobactérias. O Dr. Luiz Gonzaga Esteves Vieira, conhecido nos meios científicos como Santista, trabalha expressão diferencial de genes envolvidos na resposta a estresses abióticos e manipulação genética da biossíntese de prolina em plantas. Com a Dra. Alessandra Ribas, os projetos são sobre transformação genética da Urochloa brizantha visando aumentar a tolerância a estresses abióticos.

Os estudos científicos sobre solo e nutrição de plantas constituem a linha 3, onde dois professores estão disponíveis somente para projetos de mestrado: doutores Edemar Moro e Carlos Sérgio Tiritan, respectivamente com projetos de intervenção mecânica e biológica na física do solo antecedendo a cultura da soja e adubação em pré-semeadura, em cobertura e via foliar com macro e micronutrientes. Os demais professores, a exemplo das linhas 1 e 2, estão com vagas para o mestrado e doutorado. O Dr. Carlos Henrique dos Santos atua em projetos sobre o desempenho de espécies tropicais na remediação dos solos contaminados por metais pesados.

O Dr. Fábio Fernando de Araújo, coordenador do programa, trabalha com projetos do uso de Rizobactérias promotoras de crescimento em plantas na agricultura; indicadores biológicos e de fertilidade na avaliação de qualidade de solos; e utilização de resíduos agroindustriais em sistemas de produção agrícola. O Dr. José Eduardo Creste contempla projetos de avaliação do estado nutricional das plantas. O Dr. Juliano Carlos Calonego orienta projetos sobre efeitos do sistema de manejo e adubação nas propriedades químicas, físicas e físico-hídrica do solo e o reflexo na produção vegetal.

Tanto para o mestrado quando ao doutorado, as inscrições poderão ser feitas até 2 de fevereiro do próximo ano, sendo que os aprovados terão de 4 a 6 de março para as matrículas e as aulas iniciam a partir do dia 9 do mesmo mês. Todas as informações sobre os dois processos seletivos estão disponibilizadas aqui. Todavia, se o interessado precisar esclarecer alguma dúvida, o contato é com a secretária do programa, Keid Ribeiro Krüger, pelo telefone disponibilizado no site. Candidatos, que se interessarem, podem se habilitar para taxas e bolsas do Programa de Suporte à Pós-graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem