CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Infecção hospitalar está condicionada a uma tríade ecológica

Processos infecciosos estão relacionados aos fatores hospedeiro, meio ambiente e agente infeccioso 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Infecção hospitalar está condicionada a uma tríade ecológica
Deigilam: aprovada para receber o título de mestre
Foto: João Paulo Barbosa Infecção hospitalar está condicionada a uma tríade ecológica
Banca: doutores Ana Paula, Rodrigues e Martins
Foto: João Paulo Barbosa Infecção hospitalar está condicionada a uma tríade ecológica
Deigilam com os doutores Rodrigues, Martins e Ana Paula


A biomédica Deigilam Cestari Esteves desenvolveu estudo sobre a capacidade de sobrevivência das principais bactérias de interesse médico, considerando superfícies abióticas. O experimento com análises laboratoriais possibilitou a produção da dissertação “Avaliação da Viabilidade de Amostras Bacterianas em Superfícies Abióticas com a Influência de Fluídos Biológicos”, levada à defesa pública na tarde desta quinta-feira (18), junto ao Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, mantido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste. O mestrado interdisciplinar possibilitou o estudo que mostra a infecção hospitalar condicionada a uma tríade ecológica, formada pelo hospedeiro, meio ambiente e agente infeccioso.

“A partir dos resultados, conclui-se que os processos infecciosos estão condicionados aos fatores relacionados ao hospedeiro, ao meio ambiente e ao agente infeccioso (tríade ecológica). Dessa forma, faz-se necessário analisar o impacto ambiental da persistência dos potenciais patógenos em ambientes de alta vulnerabilidade ao ser humano. Assim, esta análise é um importante norteador para o planejamento e delineamento de medidas de diminuição e controle na disseminação de microrganismos em ambientes de cuidado à saúde”, pontuou a autora ao apresentar as conclusões do estudo orientado pelo Dr. Marcus Vinícius Pimenta Rodrigues.

A banca examinadora recebeu os doutores André Martins, do Instituto Adolfo Lutz em Marília, e Ana Paula Alvares Favareto. Ambos elogiaram a orientada e o orientador pela qualidade do trabalho, classificado como muito interessante, com importância fundamental pelos desdobramentos que sugerem outras pesquisas. Deigilam foi aprovada para receber o título de mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional.

Para mais informações confira o resumo:
 
As infecções ambientais e hospitalares causadas por bactérias resistentes a um amplo espectro de antibióticos têm índices crescentes nos últimos anos, manifestando-se com alta morbidade e letalidade. Pesquisas recentes evidenciam que as bactérias demonstram um perfil de sobrevivência, em superfícies secas de modo a manter sua virulência quando expostas a fluidos biológicos como urina, saliva e sangue. O objetivo desse estudo foi documentar, através de análises laboratoriais, a capacidade de sobrevivência das principais bactérias de interesse médico em superfícies abióticas.

Os procedimentos foram totalmente realizados no Laboratório de Microbiologia da Unoeste, utilizando cepas padrão ATCC de Staphylococcus aureus (ATCC25923), Enterococcus faecalis (29212), Escherichia coli (35218), Klebsiella pneumoniae (700603) e Pseudomonas aeruginosa (ATCC27583), ao qual foram adicionados fluídos biológicos e água. As superfícies utilizadas foram piso, tecido sintético, colchão e tecido algodão. As superfícies foram contaminadas com suspensão composta pelas cepas, fluídos biológicos e água, além do controle contendo somente as cepas, armazenadas em placas de petri e mantidas em temperatura ambiente.

A cada sete dias as superfícies armazenadas eram mergulhadas em caldo Tripscaseína de Soja (TSB), colocadas na estufa por 24h a 37ºC. Foram semeados do caldo contaminado em ágar Mueller Hinton e mantidos por 24 horas em aquecimento a 37º em estufa. A análise da viabilidade foi realizada através da contagem de unidade formadora de colônias (U.F.C.). A análise estatística utilizou o software R, realizando os testes de Friedman e de Kruskal Wallis para comparações múltiplas, analisando dentro de cada fator (solução ou superfície) quais diferem entre si (Teste de Friedman) e, também, quais interações de tratamentos são diferentes (Kruskal-Wallis).

Através dessas análises foi possível observar no presente trabalho que Staphylococcus aureus manteve a viabilidade por tempo maior que os outros microrganismos em todas as condições testadas, apresentando diferença significativa entre os fluídos e as superfícies, tendo sangue e tecido algodão crescimento de maior número de colônias. A Klebsiella pneumoniae apresentou diferença entre os fluídos, sendo a saliva com maior número de colônias.

Para as outras bactérias testadas não houve significância isoladamente. Para as análises de comparações múltiplas somente para a Pseudomonas aeruginosa não houve diferença significativa entre algum par de tratamentos, as outras bactérias apresentaram diferenças significativas entre as correlações. A necessidade de analisar o impacto ambiental da persistência desses microrganismos, em ambientes vulneráveis ao ser humano, norteia o delineamento de medidas para o controle na disseminação de microrganismos patogênicos.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem