CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Aluno do mestrado em Educação expõe trabalho na Argentina

Problematização sobre história da filosofia resulta em proposta didática para desenvolver a capacidade crítica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Aluno do mestrado em Educação expõe trabalho na Argentina
Dr. Genivaldo Santos e André Baldan defendem as experiências filosóficas


O professor de filosofia em escola da rede pública estadual, André Baldan, na condição de aluno do Programa de Mestrado em Educação da Unoeste, apresentará trabalho em duplo evento na Argentina, dias 25 e 26 deste mês. Uma produção científica que problematiza a história da filosofia, do que resulta a proposta didática para o ensino não se restringir à história, mas contemplar especialmente a capacidade crítica e reflexiva dos alunos.

Nas 2ª Jornadas Nacionais de Política Educacional sobre o Ensino da Filosofia e 1ª Jornada Internacional de Filosofia da Educação, Baldan apresentará o trabalho que desenvolveu na disciplina filosofia da educação, ministrada pelo Dr. Genivaldo de Souza Santos. “Nesse trabalho é problematizada a história da filosofia no ensino de filosofia, onde se deve praticar o exercício da experiência de pensamento e não a memorização de fatos históricos”, conta Santos.

Aluno e orientador do trabalho defendem a ideia de trabalhar a filosofia com o desenvolvimento de experiências filosóficas e não apenas como mera acumulação de informação sobre a história da filosofia; que a disciplina de filosofia não se restrinja à parte pedagógica, mas que promova a reflexão filosófica. Na pesquisa sobre o ensino da filosofia, a abordagem epistemológica envolve os filósofos alemães Friedrich Hegel e Immanuel Kant, fundador da filosofia crítica.

As jornadas serão sediadas em Mar del Plata, no centro-leste da Argentina,  na costa do Oceano Atlântico, na província de Buenos Aires, onde Baldan também aproveitará para aprofundar seus estudos voltados à produção de sua dissertação sobre o ensino filosófico no ensino médio, numa análise das concepções de professores da rede estadual de ensino. Baldan é graduado pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e leciona em escola pública de Fernandópolis (SP).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem