CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Extensão inovadora da Biomedicina é retomada em agosto

Programa de Aproximação Profissional ao Sistema Único de Saúde é ação pioneira no Brasil


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Extensão inovadora da Biomedicina é retomada em agosto
Acadêmicos prestam serviços básicos, como aferição de pressão arterial
Foto: Cedida Extensão inovadora da Biomedicina é retomada em agosto
Visitas domiciliares ajudam a aproximar ainda mais alunos da população


Em agosto, junto com a volta às aulas dos veteranos e começo das aulas dos calouros da Unoeste, o Programa de Aproximação Profissional ao Sistema Único de Saúde (PAP-SUS) será retomado no curso de Biomedicina. É um trabalho que ocorre com regularidade em cursos da saúde, mas considerado como pioneiro em âmbito nacional nas graduações em Biomedicina, o que significa uma formação mais completa e que vai além, com foco especial nas demandas da saúde pública.

O PAP-SUS começou em 2013, teve ações intensificadas em 2014 e as deste segundo semestre já estão planejadas. De acordo com o coordenador de Biomedicina da Unoeste, Dr. Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues, este é um programa de extensão que, como o próprio nome sugere, aproxima os acadêmicos da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). “As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso já preveem o profissional formado para atender o SUS. Só que, geralmente, o biomédico faz apenas prestação de serviço em laboratório, e como diferencial quisemos que os estudantes vivenciassem a realidade das unidades”.

A experiência inigualável apresentada pelo PAP-SUS “auxilia o aluno a entender o seu papel enquanto profissional da saúde dentro do sistema vigente no país, além de desenvolver seu senso crítico e humanizá-lo frente aos problemas regionais de saúde”, destaca Rodrigues. Brunna Nepomuceno Colatto, 18, aluna que está para iniciar o 3º termo de Biomedicina na Unoeste, concorda com o coordenador. “É um diferencial crucial na carreira, pois é uma excelente oportunidade para colocar em prática tudo o que aprendemos em sala de aula e ter um maior contato com o público. Indico a todos os alunos de Biomedicina para que experiências sejam alcançadas e acrescentadas no currículo”, diz a jovem.

Dr. Rodrigues aponta como outro fator importante, vindo com o PAP-SUS, a possibilidade de praticar a humanização no campo de atuação, que é a Unidade Básica de Saúde do Conjunto Habitacional Brasil Novo, em Presidente Prudente, onde os estudantes são supervisionados por docentes e profissionais do local. Os acadêmicos que já participam conheceram a área, os serviços prestados e a dinâmica de funcionamento da unidade, propuseram ideias para melhoria dos serviços públicos de saúde e futuramente farão intervenções na comunidade.

“Durante o período em que participei do PAP-SUS, realizei atividades como debate sobre o SUS no Brasil e no exterior, atendimentos primários a moradores para fim de estudo de caso e controle de saúde na região e visitas, através das quais pude compreender porque tais casos de saúde aconteciam naquela região”, expõe Brunna. E quando houver levantamento de dados e demais ações de pesquisa será possível gerar conhecimentos científicos, lembra Rodrigues. “Não dá para dissociar ensino de pesquisa e extensão”, finaliza o docente.

Serviço – Os alunos de Biomedicina da Unoeste que têm interesse em participar do PAP-SUS precisam ter disponibilidade às segundas-feiras, entre 7h30 às 12h. Para inscrever-se é preciso procurar a coordenação do curso, no bloco B do campus I. Contato: (18) 3229-1062. O programa de extensão da universidade já foi, inclusive, mencionado pelo Conselho Regional de Biomedicina, em agradecimento à diferenciação proporcionada para os acadêmicos da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem