CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos de Medicina participam de Jornada Paulista de Alergia

Realização é da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia com apoio de liga acadêmica da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Alunos de Medicina participam de Jornada Paulista de Alergia
Estudantes de Medicina da Unoeste apoiam e acompanham evento médico
Foto: Matheus Teixeira Alunos de Medicina participam de Jornada Paulista de Alergia
Dr. Clóvis Galvão, presidente da Asbai-SP, faz palestra em Álvares Machado
Foto: Matheus Teixeira Alunos de Medicina participam de Jornada Paulista de Alergia
Alunos que integram a diretoria da Liga de Alergologia da Famepp

 
Alunos de Medicina da Unoeste estão participando da intensa programação da 6ª edição da Jornada Itinerante Paulista de Alergia e Imunologia Clínica, realizada pela primeira vez na região de Presidente Prudente e com apoio da Liga Acadêmica de Alergologia e Imunologia Clínica da Faculdade de Medicina (Famepp) da Unoeste. O evento médico ocorre durante toda a tarde de hoje (15) e amanhã (16) das 8h30 às 17h, no Campo Belo Resort, em Álvares Machado (SP).

Segundo o Dr. Clóvis Eduardo Santos Galvão, presidente da regional paulista da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai-SP), mais do que divulgar a especialidade de alergia e imunologia, o objetivo da jornada é levar atualização com enfoque em diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas para os médicos não especialistas, mas que sejam de áreas afins – como pediatria, clínica geral, dermatologia, pneumologia e otorrinolaringologia. “Há duas ou três décadas falava-se que 10% ou 15% da população tinha doenças alérgicas, mas hoje sabemos que pelo menos 30% da população tem. Então, o médico, independentemente da especialidade, sempre vai ter que lidar com doença alérgica no consultório”.

Em sua palestra na jornada, na tarde desta quinta-feira (15), o presidente da Asbai-SP falou sobre a eficácia que tem sido conquistada nas imunoterapias feitas com pessoas alérgicas a insetos como abelha, vespa e formiga. “Há uma prevalência baixa de alérgicos a insetos himenópteros, nos adultos chega a 3% somente, mas a maioria dessas reações é potencialmente fatal, pois a pessoa pode ter uma anafilaxia (reação após a ferroada) e vir a óbito”. Sendo submetida ao tratamento adequadamente, a pessoa poderá não ter mais uma segunda reação, garante Galvão, que é doutor em Patologia.

O estudante do 6º termo e presidente da Liga de Alergologia e Imunologia Clínica do curso de Medicina da Unoeste, Bruno Godoi de Vasconcelos, foi um dos que incentivaram a presença maciça de alunos da universidade na jornada itinerante. “O importante dessa jornada, em âmbito estadual, para o acadêmico de Medicina é justamente conhecer os conceitos atuais em alergologia e imunologia. E aqui temos contato com os médicos que são da área, então já é uma inserção boa para o aluno, pois se quiser seguir por ela, estar aqui é o primeiro passo”, declara Vasconcelos.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem