CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fisioterapia atende gratuitamente casos de Parkinson

Pacientes podem procurar a clínica do curso para passar por triagem e iniciar atendimento


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Matheus Teixeira Fisioterapia atende gratuitamente casos de Parkinson
Fisioterapia traz melhor qualidade de vida e retarda evolução da doença

 
Há pelo menos 15 anos a Clínica Escola de Fisioterapia da Unoeste faz um trabalho social e de saúde importante para a região de Presidente Prudente: o atendimento gratuito a pacientes com doença de Parkinson. Para este semestre, os serviços nesse setor foram iniciados com quem já está inscrito e, mesmo assim, a universidade tem capacidade para atender mais, por isso busca pacientes interessados no benefício.

O início das sessões, marcadas às segundas e às quartas-feiras, das 7h30 às 8h30, será imediato após a pessoa passar por triagem, realizada na clínica – bloco E do campus I da Unoeste: rua José Bongiovani, 700, em Prudente. Para entrar em contato e manifestar o interesse em participar, basta ter pedido médico de fisioterapia com o respectivo diagnóstico e ir pessoalmente ao local, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h45 ou entre 13h15 e 18h.

Após a triagem, haverá avaliação para verificar se a pessoa está apta a participar, explica a coordenadora da Clínica de Fisioterapia da Unoeste, Renata Aparecida de Oliveira Lima. As atividades são realizadas em grupo para encorajá-los e ajudar na socialização; no entanto, podem ser individuais, dependendo da situação da pessoa inscrita. “Esse trabalho, diretamente em cima dos sintomas, dá mais liberdade de movimento, melhora equilíbrio e a marcha do paciente para mantê-lo o mais independente possível e tentando retardar, ao máximo, a evolução da doença”. Os resultados têm sido extremamente positivos, segundo a professora, que supervisiona a ação dos estudantes, responsáveis pelo atendimento aos pacientes por meio de um projeto de extensão.

Segundo a Associação Brasil Parkinson, o tratamento fisioterapêutico “é um complemento indispensável ao tratamento da doença de Parkinson”, algo que a coordenadora da Clínica de Fisioterapia da Unoeste confirma, uma vez que aponta a atuação como primordial, pois “está provado que a fisioterapia possibilita uma melhora de qualidade de vida e minimiza a evolução dessa doença, que é progressiva e não tem cura”. Por ser neurológica, “causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita”, conforme descrição da associação.

Serviço – Dúvidas e informações específicas sobre o atendimento gratuito a pacientes com doença de Parkinson podem ser esclarecidas na Clínica de Fisioterapia da Unoeste por meio do telefone (18) 3229-1086.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem