CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Prudente sediará simpósio sobre produção em solos arenosos

Manejo adequado e práticas conservacionistas podem suprir severas limitações físicas, químicas e hídricas 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Prudente sediará simpósio sobre produção em solos arenosos
Tiritan: simpósio surge de demandas regional e nacional


Presentes em grande parte do território nacional, os solos arenosos apresentam severas limitações físicas, químicas e hídricas para a maioria das espécies cultivadas. Possuem frágeis estruturas, baixa fertilidade e reduzida capacidade de retenção de água. São problemas que se ampliam com a alta suscetibilidade à erosão. Tudo isso resulta em baixa capacidade de uso. Todavia, estudos científicos revelam a possibilidade de reversão desse quadro, mediante manejo adequado e práticas conservacionistas que podem tornar os solos arenosos produtivos e economicamente viáveis. Para debater o relevante assunto de interesse da agropecuária brasileira, Presidente Prudente sediará o Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos. Será de 1º a 3 de outubro no Espaço Solarium, no campus II da Unoeste.
 
O simpósio será aberto à participação de estudantes de graduação e pós-graduação, professores, profissionais e demais interessados, vinculados ou não a instituições de ensino superior. Inscrição com apresentação de trabalho poderá ser feita até 5 de setembro e sem apresentação até o primeiro dia do evento. As reformulações dos trabalhos avaliados serão até 15 de setembro. O resultado final da avaliação será conhecido até o dia 20 do mesmo mês. As apresentações serão em forma de pôster. O evento tem a realização da Unoeste, organização do Grupo de Pesquisa Agropecuária do Oeste Paulista (Gpagro) e apoio da Embrapa, Ministério da Agricultura, Cocomar, John Deere, Syngenta, Fundação Agrisus e Sociedade Brasileira de Ciências do Solo.
 
Conforme o vice-coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia da Unoeste – mestrado e doutorado – e coordenador do curso de graduação, Dr. Carlos Sérgio Tiritan, o simpósio está elaborado com ampla programação que se iniciará às 8h do dia 1º, com o credenciamento. A conferência de abertura será proferida pelo Dr. José Marques Júnior, diretor do núcleo estadual de São Paulo da Sociedade Brasileira de Ciências do Solo e do Departamento de Solos e Adubo da Unesp em Jaboticabal. O tema será o papel estratégico dos solos arenosos para o futuro da agropecuária brasileira.
 
Na mesma manhã serão realizadas três palestras, na seguinte ordem: “Solos arenosos no Brasil – ocorrência, formação e eficiência de uso na escala da paisagem”, por Eder de Souza Martins, da Empraba Cerrados; “Potencial, uso e limitações dos solos arenosos no Brasil”, por Tiritan; e “Matéria orgânica do solo: fator chave para manejo de solos arenosos”, por João Carlos Sá, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Outros 16 profissionais da área estão confirmados para diferentes abordagens. São representantes de instituições de ensino superior, agências de pesquisa e produtores rurais que realizam em suas fazendas sistemas de integração lavoura e pecuária, sendo que um deles acrescenta a plantação de floresta.
 
Serviço – Informações e inscrições em www.unoeste.br/gpagro

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem