CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Cantores juvenis recebem orientação sobre cuidados com a voz

Instruções para alunos do Guri são dadas por estudantes de fonoaudiologia inseridas em iniciação científica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Cantores juvenis recebem orientação sobre cuidados com a voz
Grupo de iniciação científica orienta alunos do Projeto Guri
Foto: João Paulo Barbosa Cantores juvenis recebem orientação sobre cuidados com a voz
Integrantes do coral do Projeto Guri e a equipe da Unoeste


Integrantes do Coral Juvenil do Projeto Guri em Presidente Prudente recebem orientação sobre cuidados com a voz, em mais uma atividade do projeto O Guri na Universidade, mantido pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste. As instruções foram ministradas por estudantes de Fonoaudiologia que fazem iniciação científica. As atividades ocorreram na tarde desta sexta-feira (19) na sala de estudos da biblioteca do campus I, fazendo parte da programação do Mês da Responsabilidade Social.

As estudantes Laís do Nascimento Viana, Lays dos Santos Tortola, Maria Edilene Alves da Silva, Marriely Teté Araújo e Amanda Cordeiro Pereira – orientadas e acompanhadas pela professora Débora Godoy Galdino – apresentam a voz como componente importante na comunicação, capaz de transmitir sentimentos e emoções. Mostram que a voz é produzida pela vibração das pregas vocais e não cordas vocais como popularmente se dizem. Mostraram a importância da voz, afirmando que ela pode fazer a diferença em muitas situações.

Não somente aos que fazem uso da voz profissionalmente, mas para as pessoas em geral existem cuidados que devem se tomados como a qualquer outra parte do corpo. Para quem canta, os cuidados são redobrados. É que, conforme foi dito, os movimentos do canto são mais sofisticados que os da fala. Por serem mais precisos, necessitam ser controlados com perfeição. Diante do exposto, foram apresentadas várias dicas de higiene vocal, com explicações sobre procedimentos necessários para prevenir e cuidar da saúde.

A higiene vocal proporciona voz limpa e clara, com as palavras pronunciadas em esforço e que são agradáveis aos ouvintes. São altamente prejudiciais à voz: fumo, álcool e drogas. Para quem canta o álcool pode parecer benéfico ou pelo menos dar essa sensação, quando na verdade tem um efeito anestésico. Assim, as consequências aparecem depois que passa o efeito, incluindo a dor por ter exagerado no uso da voz. A combinação álcool e tabaco triplica a probabilidade de câncer na boca.
 
Antes do uso da voz para cantar ou falar continuadamente, as recomendações são para evitar leite e derivados, bebidas gasosas, chocolate e doce, enfim, tudo que possa engrossar a saliva e, por consequência, provocar atrito das pregas vocais. Entre os aconselhamentos para manter a saúde da voz estão: ingestão de alimentos saudáveis e leves, prática de exercícios físicos, respiração de maneira correta, uso de roupas adequadas ao corpo e à temperatura, deixar o corpo livre para os gestos, postura corporal adequada, dormir bem e fazer aquecimento vocal.

Os jovens cantores participaram de dinâmica sobre cuidados com a voz e aquecimento, acompanhados pela educadora musical Sônia Maria Jorge e da coordenadora do polo do Projeto Guri Regional de Presidente Prudente, Fernanda Sanches. Também estiveram presentes a coordenadora de ações extensivas culturais, esportivas e sociais da Proext, Graziella Plaça Orosco de Souza, juntamente com a assessora de integração comunitária, Luciana Oliveira das Silva Lorençon.

O Mês da Responsabilidade Social é realizado em atendimento à proposta da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) que promove anualmente, no último sábado de setembro, o Dia da Responsabilidade Social.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem