CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudantes de Biomedicina vão a campo conhecer a realidade

Projeto de extensão promove contato com usuários do SUS, moradores de bairro originário de loteamento popular


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estudantes de Biomedicina vão a campo conhecer a realidade
Cadastramento de moradores feito de casa em casa
Foto: João Paulo Barbosa Estudantes de Biomedicina vão a campo conhecer a realidade
Estudantes são orientados pela professora Aline
Foto: João Paulo Barbosa Estudantes de Biomedicina vão a campo conhecer a realidade
Galbiati, Rosângela, Aline e estudantes


Trocar os estudos nos laboratórios pelo serviço de rua é a proposta aceita voluntariamente por 29 estudantes de Biomedicina da Unoeste, inseridos no Programa de Aproximação Prática do Biomédico no SUS – Sistema Único de Saúde (PAP/SUS). Munidos de ficha cadastral e questionário, vão de casa em casa conversar com moradores em busca de informações sobre serviços de saúde, higiene pessoal e saneamento básico. Os dados extraídos nessa atividade de extensão, como também a futura dosagem de colesterol total mediante uso de aparelho portátil, serão utilizados em pesquisa, fechando a tríade iniciada com o ensino.

Pelo segundo semestre consecutivo, nesta segunda-feira (1º) os estudantes estiveram a campo, durante toda a manhã. Numa atividade devidamente mapeada, bateram de porta em porta em ruas de um determinado quarteirão. Conversaram com as pessoas, preencheram o cadastro familiar e formularam as 12 perguntas do questionário. Na ausência de moradores, casas foram anotadas para retorno dos estudantes, que podem ser os de Biomedicina ou os de Farmácia, que também realizam a mesma atividade.

O PAP/SUS é uma das atividades do programa de extensão Promoção da Saúde na Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Roberto Miguel Krasuck, no Brasil Novo, que é um dos bairros mais populosos de Presidente Prudente, com mais de 5 mil habitantes e de origem em loteamento popular, implantado em meados dos 1990; quando foram sorteados 1.250 lotes para famílias de baixa renda, estimuladas a construir suas casas em regime de mutirão. “O PAP começou em 2010 com a Enfermagem, depois foi assumido pela Farmácia e nós da Biomedicina entramos neste ano”, conta a coordenadora dessa prática no curso, professora Aline Ceccato.

Neste semestre, os cadastros – juntamente com a aplicação de questionário – são feitos as segundas de manhã pela Biomedicina, enquanto a farmácia realizará nas segundas e quintas-feiras à tarde, com os futuros profissionais orientados pela professora Edna Takahashi. No curso de Biomedicina há ainda o envolvimento do diretor Dr. Marcos Vinícius Pimenta Rodrigues, do professor de saúde pública Dr. Décio Gomes de Oliveira e da professora de extensão, Rosângela Cristóvão Ferreira que também responde pela coordenadoria de ações extensivas de saúde da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proext).

Conforme Aline, tirar o aluno dos laboratórios para que conheçam a realidade dos usuários do SUS é uma prática altamente enriquecedora, voltada à visão de mundo e ao processo de humanização de saúde pública no país. O mapa do cadastramento é preenchido ao final de cada visitação, para que nenhuma casa fique de fora nos cerca de 60 quarteirões que formam o bairro na zona norte de Presidente Prudente.  “É um meio de nós, os futuros biomédicos, aproximarmos da população; afinal, iremos trabalhar com pessoas", disse Patrícia Ferreira da Silva, do 2º termo da graduação.

Para Isabella Fernanda Silva Brandão, do mesmo termo, é um meio de mostrar à população o trabalho do biomédico, profissional que faz exames laboratoriais e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças; e análises bromatológicas, para verificar contaminações em alimentos; identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las. Nestas e em outras atividades, atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.

Aline conta que o PAP/SUS da Biomedicina será apresentado no 12º Encontro Anual de Extensão (Enaext), no dia 23 de outubro, o último de quatro dias do Enepe 2014 – o Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste. Outro fato novo é o de que neste semestre será feito um estudo retrospectivo para analisar o que foi feito a campo desde 2010, ainda que ao final de cada ciclo semestral, os dados coletados orientam os serviços da UBS. Na atividade desta segunda-feira, quem também esteve presente foi o assessor de integração comunitária da Proext, Darci Galbiati.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem