CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Jovens músicos são orientados para manter a postura correta

Cuidados começam com os pés, sobre os quais o peso do corpo deve ser distribuído igualmente pela borda externa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Jovens músicos são orientados para manter a postura correta
Dinâmica de alongamento para os alunos do Projeto Guri
Foto: João Paulo Barbosa Jovens músicos são orientados para manter a postura correta
Entrega de panfleto com informações gerais sobre postura
Foto: João Paulo Barbosa Jovens músicos são orientados para manter a postura correta
Professoras do Projeto Guri com a equipe da Unoeste


Por questão de saúde, alunos do Projeto Guri são orientados para manter a postura correta, em atividade promovida pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste e com a atuação de uma equipe do curso de Fisioterapia. O encontro com os jovens músicos – crianças e adolescentes – ocorreu na tarde desta quarta-feira (17) num dos auditórios do Centro Cultural Matarazzo, na zona leste de Presidente Prudente. A realização fez parte da programação do Mês da Responsabilidade Social, que atende ao apelo Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Conforme orientações, os cuidados com a postura corporal correta começam com os pés, que devem estar confortáveis e sobre os quais o peso do corpo deve ser distribuído igualmente pela borda externa. Os músculos do corpo devem estar relaxados, especialmente dos da região do pescoço e ombros, por serem muito importantes para a respiração e a sonoridade. A cabeça deve permanecer equilibrada e reta. A posição em pé evita alguns vícios da má postura, mas deve haver atenção quanto a curvatura da coluna.

Para os que tocam sentados, manter as curvas da coluna é fundamental. As instruções são para pôr os pés totalmente no chão, apoiar a coluna no encosto. Tanto ao tocar quanto no repouso, posicionar o instrumento de um jeito confortável. Ao tocar sentado, o músico deve evitar encolher os ombros, cruzar as pernas, esticar as pernas para frente ou segurar a cadeira com as pernas. O aconselhamento foi de que postura adequada evita lesões. Problemas na coluna ocasionam escoliose (desvio da coluna vertebral), hérnia de disco, artrose, lordose (aumento da curvatura lombar) e cifose (corcunda).

Outros dois assuntos que sugiram, entre as muitas perguntas feitas, foram sobre uso de mochilas e de calçados. As repostas foram de que o calçado com solado reto ou salto alto são prejudiciais, se usados no dia a dia. As mochilas devem ter duas alças e ficar ajustada acima das nádegas, com volume máximo de 10% do peso de quem carrega. Exemplo: para quem pesa 50 kg, o que está levando não deve passar de 5 kg. Carregar por uma só alça, provoca a sobrecarga unilateral, podendo apresentar sérias consequências à saúde.

Em dinâmica de grupo, meninos e meninas fizeram alongamentos e foram orientados sobre a importância da prática de exercícios físicos. A fisioterapia ajuda a melhorar a consciência corporal, no sentido do equilíbrio da resistência, trabalhando o corpo globalmente; conforme foi explicado. Os alunos do Guri foram orientados sobre a clínica de Fisioterapia da Unoeste, onde são atendidos moradores de Presidente Prudente e da região. Os serviços clínicos foram colocados à disposição dos jovens músicos inseridos no projeto de extensão O Guri na Universidade.

A professora Deborah Cristina Gonçalves Luiz Fernani orientou e acompanhou os seguintes alunos 7º e 8º termos do curso de Fisioterapia: Gisele Carla Gonçalves dos Santos, Luciana de Castro Mota, Isabelle Amaral Santos, Bianca Cardoso Silva, Regiane Coice Sanches e Guilherme Oliveira Martins de Lima. A atividade foi aberta pela coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais de Proext, Graziella Plaça Orosco de Souza.

A equipe da Unoeste foi recepcionada pela coordenadora do polo regional do Projeto Guri em Presidente Prudente, Fernanda Sanches, juntamente com a educadora do coral juvenil Sônia Maria Jorge e a auxiliar pedagógica Andréia Leal.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem