CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Visita à universidade possibilita aprendizagem mais concreta

Atividade relacionada à produção de relatório leva os alunos a anotarem o que ouvem e enxergam


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Visita à universidade possibilita aprendizagem mais concreta
Alunos do Colégio Objetivo no laboratório das engenharias
Foto: João Paulo Barbosa Visita à universidade possibilita aprendizagem mais concreta
Alunos do 7º ano do Colégio Objetivo, na visita de ontem (15)
Foto: João Paulo Barbosa Visita à universidade possibilita aprendizagem mais concreta
Visita dos alunos do Colégio Posicruz, de Osvaldo Cruz


Habituada em promover ensino e aprendizagem fora da sala de aula, em 35 anos de magistério a professora de geografia no Colégio Objetivo de Presidente Prudente, Zuleika Aparecida Calles Ferrari, entende que o contato com a realidade possibilita aprendizagem mais concreta. Assim é que decidiu agendar visitas de duas salas pelo Programa +Unoeste, sendo a segunda delas realizada na manhã desta terça-feira (16), com 31 alunos do 6º ano do ensino fundamental. Com a atividade associada à produção de relatório, os alunos anotaram o máximo que puderam e utilizaram recursos como tablet e telefone celular, para o registro das imagens.
 
Conforme a docente que promoveu as visitas com amparo da diretora Vera Moretti, os estudantes fazem duas avaliações por bimestre, ficando o relatório como uma das avaliações, com nota até 10. Cada aluno produzirá seu relatório em casa e depois levará à escola, para passar na folha de prova. Todavia, o conceito não é o da nota pela nota, mas pela valorização de tudo que é feito. “Produzir o próprio conhecimento é algo que tem muito valor”, pontua. A produção de textos poderá ser ilustrada com fotos, conforme ficou combinado com essa turma que é muito ativa.
 
Quando lecionou para escolas estaduais, Zuleika levou alunos para conhecer problemas de assoreamento e devastação de mata ciliar na beira de rio; geração de energia elétrica em usinas do Pontal do Paranapanema e atrativos culturais de São Paulo, entre outras excursões. “Quando eles vivenciam, aprendem com mais facilidade”, afirma para dizer que esses visitantes gostaram muito de conhecer a Unoeste. “Tanto é que já recomendei para outras classes e parece que virá uma turma com outra professora”, conta.
 
Na visita de hoje (16), também acompanhada pela estagiária Fernanda Peluco, os alunos do Colégio Objetivo visualizaram a exposição fotográfica Memórias de Prudente, estiveram no Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin), nos laboratórios dos cursos de Engenharias Civil e Ambiental, além dos Centros de Piscicultura e Zootécnico. Conduzida pela coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), Graziella Plaça Orosco de Souza, a recepção envolveu professores, técnicos e estudantes da Unoeste.
 
No dia 9 deste mês, também estiveram na universidade, 31 alunos do 7º ano do ensino fundamental dessa escola, acompanhados por Zuleika, pela assistente de coordenação, Araci Carvalho Fernandes e pela estagiária Fernanda. A atividade ocorreu no campus II, no Aecin, laboratórios de engenharias, Hospital Veterinário (HV), Centros de Piscicultura e Zootécnico. Também foi visitada a exposição de fotografias Memórias de Prudente, relacionada ao aniversário de 97 anos da cidade, comemorado no domingo (14).
 
Posicruz – O Programa +Unoeste recebeu nesta segunda (15), a visita do Colégio Posicruz, do município de Osvaldo Cruz (SP). Foram 27 alunos do 8º ano do ensino fundamental, acompanhados pela professora Dulce Maria da Silva Ledo. Os visitantes estiveram nos laboratórios de anatomia, análises clínicas, estética e embriologia; e também na biblioteca, no campus I. No Laboratório de Análises Clínicas, a recepção foi feita pela professora Gisele Quinalhia, em nome da Biomedicina e de seu Núcleo Docente Estruturante (NDE); sendo nesta atividade o primeiro envolvimento do curso coordenado pelo Dr. Marcos Vinícius Pimenta Rodrigues.
 
Social – As três visitas integram as ações do Mês da Responsabilidade Social, realizado pela Proext. A iniciativa é inserida na Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que no último sábado do mês de setembro, que este ano será no dia 27, promove o Dia da Responsabilidade Social. A Unoeste decidiu ampliar as atividades de reponsabilidade social de um único dia para o mês todo; embora esteja na sua rotina as atividades comunitárias de extensão em Presidente Prudente e municípios da região.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem